Supercarro de 3.000 cv da BYD bate recorde mundial e chega a 496 km/h na Alemanha

Versão radical do supercarro da BYD, novo Yangwang U9 Xtreme supera modelos a combustão e se torna o carro de produção mais rápido do mundo

23 set 2025 - 05h59
(atualizado às 18h16)
Yangwang U9 Xtreme
Yangwang U9 Xtreme
Foto: BYD/Divulgação

A BYD estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade para carros de produção com o supercarro elétrico Yangwang U9 Xtreme, que atingiu 496,22 km/h no circuito de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha. Com esse resultado, o U9 Xtreme superou tanto o antigo recorde dos carros elétricos quanto a marca de 490,48 km/h de um superesportivo a gasolina.

Versão mais radical do Yangwang U9 tem mais de 3.000 cv

A conquista foi realizada com o novo Yangwang U9 Xtreme. Originalmente conhecido como U9 Track/Special Edition, e agora confirmado oficialmente como Yangwang U9 Xtreme em sua versão de produção, a nova versão aproveita a arquitetura técnica do U9 atualmente à venda na China.

Publicidade
Yangwang U9 Xtreme
Foto: BYd/Divulgação

Para atingir os quase 500 km/h, a versão U9 Xtreme ganhou uma plataforma atualizada com o sistema elétrico de ultra-alta tensão de 1200V (o U9 convencional utiliza um de 800V), bateria Blade de fosfato de ferro e lítio com taxa de descarga de 30C, quatro motores que operam a até 30.000 rpm e produzem mais de 3.000 cv, pneus semi-slick e a suspensão com calibração específica para pilotagem em circuitos.

Novo Yangwang U9 Xtreme será um carro para poucos

O alemão Marc Basseng, com experiência em corridas de longa duração, foi o responsável por conduzir o U9X na volta recorde. O Yangwang U9 Xtreme terá apenas 30 unidades produzidas em série. O superesportivo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

Yangwang U9 Xtreme
Foto: BYd/Divulgação

Yangwang U9 Xtreme ainda não entrou no Livro dos Recordes

Apesar de ter atingido a maior velocidade para um carro de produção já feito, o novo Yangwang U9 Xtreme ainda não entrou oficialmente para o Livro dos Recordes. Isso porque o teste oficial é feito com uma média da velocidade máxima de duas voltas, uma para cada sentido da pista. 

Entre os carros a combustão, o mais rápido da história é o SSC Tuatara (2021), que atingiu 455,3 km/h de velocidade máxima. Entre os modelos elétricos, o Rimac Nevera R (2023) chegou a 431,45 km/h.

Publicidade
Yangwang U9 Xtreme
Foto: BYd/Divulgação
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se