Série 3 x Classe C: compare os "reis" do mercado esportivo

Com consumidores fiéis, modelos lideram o segmento de esportivos de luxo

27 fev 2015 - 12h11

Dois rivais dominam o mercado de carros esportivos de luxo no País e prometem manter a hegemonia por muito tempo: a BMW Série 3 e a Mercedes Classe C. Os dois veículos têm a preferência daqueles que tem poder aquisitivo para investir pelo menos R$ 135 mil em um veículo e querem prazer e esportividade ao volante.

Luxuosos e potentes, os modelos costumam ter consumidores fiéis, que dificilmente trocariam de lado no futuro próximo. Enquanto a Classe C tem um visual mais moderno e preza pela forte tecnologia interna, a Série 3 se mantém mais conservadora e aposta em um conjunto mecânico superior e melhor dirigibilidade.

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O Terra testou a Classe C 250 Sport – topo de linha do modelo – e a BMW 320i ActiveFlex e traz as impressões dos modelos.

Mercedes Classe C 250 Sport

Versão mais envenenada do Classe C, o C 250 Sport custa, atualmente, R$ 189,9 mil no País. O sedã médio é espaçoso internamente, graças, em parte, ao aumento de 80 milímetros entre-eixos e de 45 milímetros na largura, mudanças anunciadas durante o lançamento da mais nova atualização, em agosto de 2014.

A consequência é um interior mais confortável, principalmente para os passageiros da parte de trás do veículo – com espaço suficiente para dois adultos viajarem tranquilamente –, além de um porta-malas com 480 litros de capacidade.

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Mercedes Classe C
Mercedes Classe C
Foto: Divulgação

O acabamento do veículo é impecável e chama atenção pelos toques de alumínio e madeira. O console central se destaca, descendo para o meio dos bancos, assim como ocorre em carros de linhas superiores da marca.

Como de costume, a Mercedes traz tecnologia e elementos difíceis de serem ignorados pelos condutores. Na parte central do console, por exemplo, o motorista consegue alterar as funções do veículo por meio de um sistema que lembra a utilização de smartphones – os comandos podem ser observados em uma tela de 8,4 polegadas. O dispositivo disponibiliza uma série de recursos como navegação e telefonia. O motorista também pode acionar os recursos por comando de voz, embora o sistema só funcione em inglês.

Ainda sobre os botões de destaques, assim que o condutor entra no veículo, ele é atraído pelos controles em formato de banco localizado na porta – e eles servem justamente para ajustar eletronicamente o assento em quatro partes: encosto de cabeça, apoio das costas, altura e proximidade do volante.

Outro ajuste eletrônico está disponível no volante – altura e profundidade. As alavancas estão ao lado esquerdo, junto com os controles para acionar o comando de cruzeiro. Do lado direito está apenas a alavanca para mudança de marchas.

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Por fora, visualemnte, o carro possui um design dinâmico e impactante, com elementos que remetem à Classe S. As versões comercializadas no Brasil possuem dianteira esportiva, com a estrela da Mercedes no centro da grade e uma novidade nos faróis, agora totalmente em LED.

Motorização

A versão mais esportiva do Classe C vem equipada com motor 2.0 turbo de 211 cavalos de potência, associado a um câmbio automático de sete marchas. A grande potência do propulsor leva o sedã da estabilidade aos 100 km/h em 6s6, de acordo com a montadora. A velocidade máxima é de 250 km/h.

Ao volante, a potência é facilmente observada quando o pedal é acionado. O barulho dentro do carro é mínimo, apesar do ronco do veículo ser agradável.

O condutor possui cinco opções de direção na C250 Sport, que são selecionadas por meio do controle no console central. O motorista pode escolher entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual.

O modo “Comfort”, que é ativado sempre que o motor é ligado, leva a uma condução mais suave e consumo de combustível moderado. O programa “ECO” visa reduzir o consumo ao máximo, atuando inclusive em sistemas de conforto, como o ar-condicionado. A opção “Sport” torna o acelerador mais direto e faz trocas de marchas em rotações mais elevadas, além de alterar a assistência da direção, tornando-a mais rápida. Nesse caso, a função ECO start/stop é desativada.

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Na opção Individual, o motorista pode criar um modo personalizado, ajustando o veículo conforme seu gosto.

Itens de série

O C250 Sport vem equipado com tela de 8,4 polegadas e comando online, sistema de estacionamento, acabamento do teto em preto, bancos dianteiros com ajustes elétricos, airbag de joelhos, sensor de chuva, ajustes elétricos para lombar, teto solar elétrico, câmbio automático de sete marchas, aviso de perda de pressão dos pneus, suspensão esportiva e espelhos com rebatimento elétrico.

BMW 320i ActiveFlex

Se a Mercedes aposta em inovação e tecnologia na Classe C, a BMW esbanja potência em seu modelo – que custa R$ 134.950 no Brasil. Produzido na fábrica de Araquari (SC), o 320i ActiveFlex vem equipado com motor 2.0 litros, capaz de desenvolver 184 cavalos de potência. Já a versão mais esportiva da Série 3 deixa o C250 Sport no chinelo. A 328i Sport GP Active Flex possui motor 2.0 litros turbo, capaz de gerar 245 cavalos de potência, um ganho de cerca de 16% ante a rival.

BMW Série 3
Foto: Divulgação

Apesar da menor potência, o 320i ActiveFlex demonstra mais vigor que o concorrente na estrada, talvez pelo propulsor estar associado a um câmbio automático de oito velocidades – contra sete na Mercedes. As trocas são suaves em ambos os casos. O conjunto é capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em 7s3. A velocidade máxima do modelo é de 235 km/h – de acordo com a marca e o desempenho é o mesmo tanto com etanol como com gasolina.

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Contudo, uma das principais vantagens da motorização da BMW é com relação ao combustível. O modelo bebe tanto gasolina quanto etanol, o que dá mais opções ao condutor, sendo o primeiro carro no segmento no mundo a ter essa configuração.

A dirigibilidade é mais quente, com o controle de estabilidade menos conservador – dando a impressão, em alguns momentos, que a traseira do modelo quer escapar de controle. Mesmo o Classe C se mostrando bem “esperto” ao volante, o 320i Flex é ainda mais “briguento” dando impressão clara de mais força e agressividade.

Modos de direção

O condutor também pode optar por modos de direção na BMW Série 3. O carro disponibiliza as opções Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+. As alterações podem ser feitas em um botão no console, e as informações são mostradas em uma tela de LED no centro do painel.

No modo Comfort, o motorista utiliza um sistema que combina um desempenho dinâmico com um nível superior de manuseio, com o carro ficando mais “fácil” de dirigir.

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O modo Eco Pro visa a economia de combustível. Quando o condutor seleciona esse modo, entra em ação o sistema inteligente, ajustando os componentes de forma a reduzir o consumo ao máximo, sincronizando o acelerador e o câmbio automático de oito velocidades para que as mudanças de marcha sejam perfeitas. O funcionamento do aquecimento e do ar-condicionado é igualmente adaptado, reduzindo ao máximo o consumo de energia.

Já o modo Sport deixa o carro envenenado, dando dinâmica à direção. A resposta do motor às pisadas no acelerador é mais espontânea e a transmissão automática de oito marchas permite circular numa faixa de rotações mais larga, antes de engrenar a marcha mais alta. A diferença do Sport+ é que o carro fica ainda mais agressivo, tendo todos os controles de estabilidade e auxílio de freio desligados, o que deixa o carro totalmente à mão do condutor.

Itens de série

Entre os principais destaques da Série 3 estão a inclusão de itens de série como sensor de chuva, farol automático, paddle shift e volante esportivo, que formam um pacote completo. O modelo também conta com bancos elétricos frontais com duas memórias para o banco do condutor, ar-condicionado digital dual zone, faróis Bi Xenon, sensor de estacionamento, Bluetooth, USB, pacote de luzes e sistema de navegação integrado a uma tela de LED com touch.

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Fonte: Terra
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