O Super Veloce UNICO, desenvolvido e produzido integralmente no Brasil, faz sua estreia oficial no 31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Assim, o modelo se apresenta como um manifesto de extrema performance e exclusividade. Embora tenha nascido para as pistas, já está em processo de homologação para uso nas ruas.
A criação do UNICO resulta da parceria entre o designer Adhemar Cabral, reconhecido mundialmente por suas réplicas de Fórmula 1 e por projetos como o "Batmóvel" adquirido por Neymar Jr., e Rafael Espindola, CEO da Super Veloce e ex-embaixador da Lamborghini no Brasil. A Super Veloce, que originalmente funcionava como um clube para proprietários de superesportivos como Ferrari e Lamborghini, transformou-se em uma marca própria, agora aplicada em um produto inteiramente nacional.
O desenvolvimento do modelo foi realizado em São Paulo ao longo dos últimos dois anos, com testes em túnel de vento e estudos aerodinâmicos avançados. O protótipo exibido no salão já aceita encomendas. Três unidades foram vendidas e a fabricação inicial será limitada a três carros por ano, cada um com personalização completa conforme o cliente.
O UNICO utiliza chassi tubular de aço-carbono, com opção em cromo-molibdênio, e carroceria totalmente construída em fibra de carbono com somente 40 kg. Cada elemento do design tem função prática, contribuindo para o downforce, estabilidade em frenagens e eficiência no fluxo aerodinâmico.
Esportivo usa Ford Ecoboost 2.0 Turbo, com opção de V6 aspro ou biturbo
O motor traseiro é uma unidade Ford 2.0 Turbo Ecoboost de quatro cilindros, que entrega 360 cv a 6.200 rpm e 42 kgfm a 3.400 rpm. A gestão eletrônica é feita por ECU desenvolvida pela Motronix e Protune. Há também possibilidade de configuração com motor V6 aspirado ou biturbo.
A transmissão é Powershift sequencial com acionamento por borboletas, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade final superior a 270 km/h. O cliente pode ainda optar por transmissões Hewland ou Sadev, suspensão traseira multilink e triângulos dianteiros inspirados em carros de Fórmula.
O sistema de freios utiliza pinças de quatro pistões, com discos de 380 mm na dianteira e 280 mm na traseira. As rodas Apex de 18 polegadas são equipadas com pneus semislick Yokohama A052 nas medidas 235/40 R18 na frente e 295/35 R18 atrás. Para uso em pista, o modelo conta com asa traseira móvel eletricamente acionada e painel touchscreen Dasch Evo5 Protune.
Para levar um exemplar para a garagem, o investimento inicial é de cerca de R$ 1,5 milhão, valor que pode aumentar conforme o nível de personalização escolhido.
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