Racco é o menor carro já feito pela BYD, com detalhe inusitado para desbancar rivais

Modelo elétrico quer desbancar Honda e Suzuki no tradicional segmento de carros do Japão

21 fev 2026 - 11h01

Não é só no Brasil que a BYD quer dominar o mercado. A marca chinesa também prepara uma ofensiva no Japão para ser líder no segmento dos tradicionais kei cars - compactos com foco em economia. No fim do ano passado, a fabricante revelou o Racco, primeiro modelo do tipo de sua história.

Agora, a BYD mostra o interior tecnológico do diminuto automóvel que quer desbancar o líder Honda N-Box.

Publicidade

Bom, o destaque vai para as duas telas digitais do painel de instrumentos e do visor flutuante do multimídia. Apesar do minimalismo, logo abaixo há botões para controle do ar-condicionado, volume, freio de estacionamento elétrico e pisca alerta.

Além disso, há o volante multifuncional com três raios. Já a parte inusitada fica por conta da alavanca da transmissão. A peça fica localizada logo abaixo da central, na extremidade direita dos comandos físicos e parece um 'penduricalho', sem um nicho próprio.

BYD Racco quer ameaçar liderança do Honda N-Box
BYD Racco quer ameaçar liderança do Honda N-Box
Foto: BYD/Divulgação / Estadão

A disposição, no entanto, cria mais espaço livre, facilitando a movimentação das pessoas. Espaço para carregar objetos também não falta: há um na parte superior do painel, um porta-luvas e outro compartimento no console central. O interior ainda traz entradas USB e tomada 12V.

BYD vai enfrentar concorrência forte em kei cars

Os kei cars são muito populares no país asiático. Em 2025, foram mais de 1,6 milhão unidades deste tipo emplacadas no Japão. O governo japonês, inclusive, concede incentivos para os ultracompactos.

Publicidade

Eles devem atender a alguns critérios, como ter 3,40 metros de comprimento máximo, até 1,48 m de altura e 2 m de altura e motor de até 660 cm³ e 64 cv de potência.

BYD Racco chega ao mercado japonês em 2026
Foto: BYD/Divulgação / Estadão

O Racco tem 3,39 metros de comprimento, 1,47 m de largura, 1,80 m de altura e espaço para quatro ocupantes. O kei car da fabricante chinesa é puramente elétrico.

Seu propulsor com cerca de 27 cv é alimentado por bateria de 20 kWh fornecida pela FinDreams, subsidiária da própria BYD. A autonomia declarada é de 180 km no ciclo WLTC. Haverá ainda uma versão "longo alcance" que promete rodar mais de 300 km.

Embora o segmento de EVs ainda esteja engatinhando no Japão, a BYD tem no Racco um produto que pode lhe garantir bons números. Isso porque o Nissan Sakura, kei car 100% elétrico, representa 40% das vendas de elétricos ao lado do também ultracompacto Mitsubishi eK X.

Publicidade
BYD Racco tem alavanca de câmbio inserida no nicho de botões físicos
Foto: Divulgação/BYD / Estadão
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações