Quais são as diferenças entre a tabela Fipe e os preços reais

Tabela Fipe pode apontar variações de -5% até +9% para os preços reais de seminovos

17 abr 2024 - 12h59
Nissan Kicks Sense 2022
Nissan Kicks Sense 2022
Foto: Nissan / Divulgação

A Mobiauto preparou um levantamento exclusivo que mostra a variação de preços reais, indicados pela plataforma com os classificados da empresa, versus os apontados pela tabela Fipe para os seminovos mais procurados no país, em anos-modelos 2023, 2022 e 2021.

O período de apuração foi março de 2024 e apontou variações de -5% até +9%. O Nissan Kicks 2022 Sense 1.6 está cotado na Tabela Fipe com um valor bem abaixo do que está sendo praticado no mercado. O Hyundai HB20 2023 Comfort, ao contrário, está cotado muito acima.

Publicidade
Maiores diferenças negativas entre os preços da Fipe e os preços reais
Foto: Mobiauto / Guia do Carro

Na média dos 50 veículos pesquisados pela Mobiauto para esse levantamento, a diferença foi desprezível: 0,02%, o que indica que as duas tabelas estão bem equiparadas – ambas são confiáveis – e só um ou outro veículo pode apresentar discrepância.

Maiores diferenças positivas entre os preços da Fipe e os preços reais
Foto: Mobiauto / Guia do Carro

Segundoa Mobiauto, a Fipe nem sempre acaba conseguindo acompanhar as flutuações mais repentinas de preços dos veículos seminovos, por realizar pesquisas de preços de produtos em todo o país, onde faz a apuração de diversos outros bens de consumo – não só automóveis.

Para executar esse levantamento, a Mobiauto buscou os modelos e versões mais procurados por compradores, que sugerem variações muito rápidas de preços por diversos motivos, como, por exemplo, uma oferta-relâmpago de várias unidades de um determinado modelo executada por uma locadora.

Esses carros serão colocados à venda com preços bem agressivos. Isso vai obrigar os demais anunciantes, ou seja, lojistas e particulares, a também reposicionarem os seus carros, reduzindo valores mais baixos.

Publicidade
Podcast: novo Chevrolet Spin, mas não tão novo assim
Video Player

Agora considere que o pesquisador da Fipe flagre esse momento de viés de preço baixo. Ele vai tabular aquela cotação e só vai publicá-la no mês seguinte. Só que os cinco veículos da locadora são vendidos em uma semana. Os demais anúncios tornam a subir instantaneamente, mas a Fipe irá publicar tempos depois uma cotação que pode não retratar mais a realidade.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações