"O Agente Secreto": veja quais carros clássicos fizeram parte do filme

Produção ambientada em sua maioria em 1977 teve Fusca escolhido a dedo e demais modelos da época

4 dez 2025 - 14h18

Escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, "O Agente Secreto" chegou recentemente às telonas e deve permanecer em evidência nas próximas semanas. A produção acompanha Marcelo, vivido por Wagner Moura, um professor que deixa São Paulo e segue para Recife durante o período da ditadura militar.

Além da história envolvente, outro detalhe tem despertado curiosidade: o vibrante Fusca amarelo que o protagonista conduz em várias cenas. Trata-se de um modelo 1300, de 1972, que pertence a Antoliano Azevedo, morador de Recife (PE), cidade que serviu como cenário para as gravações. Quando recebeu o convite para que seu carro participasse do longa, o empresário e integrante do Clube do Fusca de Pernambuco não escondeu a surpresa.

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Fusca 1300 1972 teve papel de destaque

Fusca 1300 1972 usado no filme "O Agente Secreto"
Fusca 1300 1972 usado no filme "O Agente Secreto"
Foto: Raquel Moraes/Reprodução / Estadão

Aos colegas da Autoesporte, Antoliano contou que tudo começou em um dos encontros mensais do clube. O presidente telefonou perguntando se ele toparia colocar o carro em um filme, mas achou que era apenas mais uma brincadeira, já que o colega costuma fazer piadas.

Depois do contato inicial, o dono do Fusca assinou o contrato de empréstimo e marcou um dia para que Wagner Moura dirigisse o carro e se familiarizasse com ele. O ator rapidamente se encantou pelo modelo 1300, apelidado de "Piu-Piu", que acabou participando das gravações por cerca de quinze dias.

Azevedo acompanhou todo o processo de perto e foi o responsável por levar o veículo para cada locação. Embora a maioria das cenas tenha sido filmada em Recife, algumas tomadas foram realizadas em Goiana.

Modelos dos anos 70 serviram de fundo para gravações em Recife, Brasília e São Paulo

Cena do filme "O Agente Secreto"
Foto: Vitrine Filmes/Reprodução / Estadão

Para atender à proposta estética do filme, o diretor Kleber Mendonça Filho fez questão de que o personagem principal usasse um Fusca amarelo totalmente original, o que levou à escolha imediata do carro de Antoliano.

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O longa, que teve imagens gravadas também em Brasília e São Paulo, contou com mais de 200 modelos antigos, todos restritos até o ano de 1977, em que se passa a história. No filme, podem ser vistos vários VW Fuscas, Brasílias, KG TC, Ford Rural, Corcel, Dodges e Chevrolet Opalas, por exemplo.

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