Sucessor do VW Tiguan Allspace é revelado na China com 220 cv

Batizado de Tiguan L Pro, nova versão alongada do SUV da VW na China antecipa nova geração do Tayron, que pode ser feito no Brasil

17 abr 2024 - 07h00
(atualizado às 23h48)
Novo Volkswagen Tiguan L Pro chinês
Novo Volkswagen Tiguan L Pro chinês
Foto: VW/Divulgação

Depois de aparecer em fotos de homologação e em flagras na China, o novo Volkswagen Tiguan L Pro foi finalmente lançado no país asiático. Com entre-eixos alongado e visual do Tiguan europeu, o SUV grande pode ser um dos modelos que a Volkswagen vai produzir no Brasil nos próximos anos em versão de 7 lugares.

Apesar do nome, o novo modelo antecipa a versão global do SUV Tayron, que será um modelo global para substituir o atual Tiguan Allspace vendido em mercados como os EUA, Europa e Brasil. No entanto, ao que tudo indica, os dois podem ser mais parecidos do que o esperado, mudando apenas de tamanho e nome em alguns países.

Publicidade
Novo Volkswagen Tiguan L Pro chinês
Foto: VW/Divulgação

Por fora, o Tiguan L Pro chinês é praticamente idêntico ao SUV europeu. A principal diferença se dá pelo entre-eixos 11,1 cm mais comprido (2,68 m x 2,79 m) e pelas novas opções de rodas. Na China, o modelo também terá versões com o pacote R-Line, que inclui para-choques e detalhes de acabamento esportivos.

Por dentro, o interior segue o padrão da versão europeia, que traz painel digital de 10,3" e multimídia de 15,6". No entanto, o Volkswagen Tiguan L Pro chinês ainda traz uma terceira tela de 11,6" para o passageiro, que não é oferecida no modelo alemão. Já o acabamento conta com materiais soft-touch e refinados, além de trazer iluminação ambiente. No entanto, há apenas versões com 5 lugares inicialmente.

Novo Volkswagen Tiguan L Pro chinês
Foto: VW/Divulgação

Sob o capô, o novo Tiguan L Pro chinês terá versões com o 2.0 TSI com potências entre 186 cv e 220 cv. Já o câmbio será o conhecido DSG de 7 marchas, com opções de tração dianteira ou integral. Também são esperadas versões híbridas plug-in posteriormente na China.

Os preços do novo Tiguan L Pro ainda não foram revelados. Na China, o modelo será produzido pela joint-venture SAIC-VW – uma das duas que a montadora alemã tem no país – e deve chegar às lojas locais nas próximas semanas. O novo SUV antecipa um dos possíveis novos modelos que a marca alemã deve produzir no Brasil até 2028. 

Publicidade
Novo Volkswagen Tiguan L Pro chinês
Foto: VW/Divulgação

Com um investimento de R$ 16 bilhões neste período, a VW vai produzir ao menos 4 novos carros no país, parte deles com a plataforma MQB Hybrid e o motor 1.5 TSI híbrido-flex. Um deles pode ser o novo Volkswagen Tayron (versão global do Tiguan L Pro). Caso não seja produzido localmente, a solução será vir do México como o modelo atual, que foi reestilizado no país apenas em 2023.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se