Novo Fiat Uno já tem até código na fábrica de Betim, diz site

Baseado no Fiat Panda europeu e com a mesma plataforma do Peugeot 208, Novo Uno volta a ser alternativa para o Fiat Argo

15 abr 2024 - 06h00
Imagem de registro do novo Fiat Panda italiano
Imagem de registro do novo Fiat Panda italiano
Foto: Reprodução Ao Volante / Guia do Carro

Novo Fiat Uno ou Novo Fiat Argo? Parece que esta é a única dúvida que existe dentro da Fiat, onde o carro já tem até código na fábrica de Betim, MG. Segundo o site Auto+, o código de produção é FUH e internamente o carro está sendo chamado de “Uno Reborn” (Uno Renascido).

O Guia do Carro vem publicando matérias sobre a nova geração do Fiat Uno desde 2020. Recentemente, uma fonte da Stellantis disse que a volta do Uno não fazia sentido porque “no Brasil só funciona carro com o tamanho do Argo para cima”. A opção, portanto, seria o Novo Argo Bio-Hybrid, com o sistema híbrido leve.

Publicidade

As informações trazidas pelo jornalista João Brigato no Auto+ vão em direção contrária e mostram que o discurso pode ter mudado. O Novo Uno ainda pode ser o substituto do Argo, porque seria bem maior do que o Fiat Uno da segunda geração, descontinuado no final de 2021 com a versão Ciao. Afinal, como já dissemos em outras reportagens, o CEO global da Fiat, Olivier François, pretende “ressuscitar” nomes icônicos da Fiat.

A reportagem do Auto+ diz que o nome Uno no Projeto FUH “é uma oportunidade que a marca não deve desperdiçar”. Pelas informações do Guia do Carro, as chances de ressurgimento do Fiat Uno seriam maiores na virada para a próxima década, aí sim baseado no Fiat Panda elétrico e também eletrificado no Brasil. Se as fontes estão falando de carros para 2027 ou 2028, faz sentido.

Fiat Panda Concept: assim pode ser um futuro Fiat Uno elétrico
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Na Europa, o Fiat Panda Concept (para a segunda metade da década) já foi exibido pela Stellantis e usará a mesma plataforma do Peugeot 208, que serve também ao Opel Corsa e ao Citroën C3. Sendo assim, é natural que no Brasil o nome Uno seja recuperado, pois tem mais força do que o nome Argo, como o Guia do Carro noticiou em 2022.

Segundo o Auto+, outros três modelos já têm código dentro da Stellantis: são os projetos do novo Fiat Pulse (FU2), o novo Fiat Fastback (FX2) e o novo Fiat Strada (XBP).

Publicidade

Parelamente a tudo isso, a ideia de um Fiat Mobi elétrico parece distante, mas não é absurda, porque a Stellantis vai começar a produzir o chinês de baixo custo Leapmotor T03 na Polônia.

Agora é o momento em que as montadoras estão definindo os carros que serão lançados daqui a quatro, cinco ou seis anos (2028 a 2030). E a fabricação do BYD Dolphin Mini na Bahia tem potencial para mudar o mercado de carros urbanos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações