A BMW divulgou nesta semana mais informações sobre a próxima geração do X5, que será o primeiro veículo da marca com cinco opções de motorização. Com design inspirado no novíssimo iX3, o modelo terá variantes elétrica a bateria, híbrida plug-in, gasolina, diesel e até mesmo uma opção movida a célula de combustível a hidrogênio, desenvolvida em parceria com a Toyota.
SUV pioneiro com cinco tipos de propulsão
O novo BMW X5 será o primeiro veículo global a oferecer cinco soluções de motorização em um mesmo modelo. A gama vai de versões convencionais a combustão (gasolina e diesel) até o inédito BMW iX5 Hydrogen, movido a célula de combustível, previsto para 2028.
“O hidrogênio tem um papel essencial na descarbonização global, por isso estamos comprometidos em impulsionar essa tecnologia”, afirmou Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelo Desenvolvimento, durante um evento da BMW em Nova York.
O novo BMW iX5 Hydrogen
Ainda em fase de testes por diferentes países ao redor do mundo, a versão a hidrogênio do BMW X5 utiliza célula de combustível desenvolvida em parceria com a Toyota, agora em sua terceira geração, mais compacta, eficiente e com maior autonomia. Os centros de competência da empresa em Munique e na fábrica do BMW Group em Steyr já estão produzindo os primeiros protótipos.
Outros componentes do sistema de propulsão virão da fábrica do BMW Group em Landshut (Alemanha). Apesar da BMW ter divulgado apenas imagens do novo X5 camuflado, é possível perceber que ele seguirá a identidade visual do recém-apresentado iX3, com linhas mais retas e inspiração na família Neue Klasse.
Vantagens do hidrogênio na mobilidade
Além da recarga rápida, o hidrogênio funciona como vetor energético, permitindo armazenar energia renovável e garantir estabilidade à rede elétrica. Para a BMW, a tecnologia complementa os carros elétricos a bateria, sobretudo em segmentos e regiões em que a autonomia e a infraestrutura ainda são limitadas.
Além disso, a BMW também apoia a iniciativa HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale), criada para ampliar a rede de abastecimento de hidrogênio em áreas metropolitanas, e para atender não apenas automóveis, mas também caminhões e ônibus.