Um forte temporal atingiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) na tarde da última segunda-feira, 22, causando danos à unidade fabril da marca japonesa. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, dez pessoas se feriram levemente. Localizada a cerca de 130 km da capital paulista, a fábrica produz os motores que equipam os modelos Corolla, Corolla Cross e do futuro Yaris Cross, que pode ter a estreia adiada por alguns meses.
Confira abaixo o comunicado oficial da Toyota, na íntegra:
“Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica.
A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades.
Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.
A Toyota agradece todas as manifestações de apoio recebidas de associações, fornecedores, distribuidores, rede de concessionários, parceiros, funcionários, sindicatos, outras fabricantes e da sociedade em geral neste momento desafiador.”
Ventania causa destruição em Porto Feliz
O temporal também causou estragos significativos na região. Na fábrica da Toyota, a ventania arrancou quase todo o telhado do galpão, entortou estruturas metálicas e até capotou um carro no pátio da unidade.
Dez pessoas ficaram feridas
Segundo o Corpo de Bombeiros, dez pessoas se feriram levemente. Todas estavam conscientes e foram encaminhadas para atendimento em veículos da própria empresa. Não houve registro de vítimas graves. A Defesa Civil interditou o local até que as vistorias estruturais sejam concluídas. Imagens feitas por funcionários mostram colunas de ferro retorcidas, telhas retorcidas e destroços espalhados pela área externa.
Histórico da fábrica de motores
Inaugurada em 2016, a planta de Porto Feliz foi a primeira da Toyota a produzir motores na América Latina e é uma das unidades mais modernas do grupo japonês. Em 2024, a Toyota anunciou um investimento de R$ 11 bilhões no Brasil, que incluía o lançamento de novos carros e a produção do motor do sistema híbrido – que hoje é importado – a partir deste ano.
Yaris Cross pode atrasar
Com lançamento marcado para outubro deste ano, o Toyota Yaris Cross pode atrasar por mais alguns meses no Brasil. Embora a fábrica onde ele será produzido (Sorocaba) não tenha sido afetada pelo temporal, os motores serão produzidos em Porto Feliz (SP). O novo SUV compacto será o carro de entrada da marca no país, e brigará com o Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. Oficialmente, a Toyota ainda não confirma atrasos no cronograma do novo Yaris Cross.