Mais uma marca passa a atuar debaixo do guarda-chuva da Stellantis no Brasil. Depois de Fiat, Jeep, Citroën, RAM e Peugeot, a empresa também passa a abrigar a Leapmotor. A marca chinesa, que pode ser carinhosamente apelidada como Leap, nasceu na China, em 2015 e acaba de aterrissar no País. O primeiro modelo de sua gama é o C10, um SUV grande com motorização elétrica ou híbrida, que a marca chama de ultra-híbrida (REEV). Tem, ainda o B10, já à venda, mas nas mãos do público só a partir de janeiro. É outro utilitário, mas com porte médio e movido apenas por baterias.
Veja os preços:
- Leapmotor B10 Elétrico (BEV): R$ 172.990
- Leapmotor C10 Elétrico (BEV): R$ 189.990
- Leapmotor C10 Ultra-híbrido (REEV): R$ 199.990
Questionado pelo Jornal do Carro sobre o posicionamento de preços, afinal, ao contrário de outras marcas, o híbrido chega com preços acima da opção puramente elétrica, Fabrício Biondo, vice-presidente de comunicação corporativa Stellantis América do Sul, respondeu que "a estratégia mira a demanda de vendas". Desse modo, o que deve vender mais será mais caro. Seja como for, o executivo preferiu não adiantar qual o mix esperado para ambas as versões.
Benefícios
Antes de falar dos carros, cabe pontuar que a Leapmotor focou totalmente no apoio garantido pela Stellantis - a empresa que mais vende carros no Brasil. "Temos uma estratégia de longo prazo para o País, sempre com produtos pensados para nossos consumidores, que terão a disposição, neste momento, 36 concessionários distribuídos nas principais cidades do Brasil", destaca Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul.
Mas o que, de fato, preocupa o brasileiro, principalmente, quando se trata de marcas ainda desconhecidas, é o pós-vendas. E a Leap garante uma série de benefícios para atrair até o cliente mais desconfiado. A marca garante manutenções periódicas por custo fixo (R$ 2.684 nas três primeiras do C10 REEV), que também podem ser adquiridas antecipadamente, no momento da compra do carro - ficam vinculadas ao veículo. Tem, ainda, gratuidade de wallbox, de recarga, e de 1 ano de internet, bem como test-drive estendido (de 4 dias) e assistência 24 horas, entre outras vantagens.
O C10
Tanto o C10 elétrico quanto o híbrido são exatamente iguais tanto esteticamente, quanto em equipamentos. Porém, ao contrário da variante 100% elétrica, no ultra-híbrido, a Leapmotor alega a eficiência e o conforto de um carro elétrico com a liberdade de escolha entre recarga de eletricidade ou reabastecimento de combustível. Basicamente, o modelo é dotado de um motor a combustão que não traciona as rodas, porque é projetado apenas para gerar energia usada para recarregar as baterias do carro e, assim, alimentar o motor elétrico de tração. Bem ao estilo BMW i3.
O visual do SUV é extremamente sóbrio. Destaque para os faróis de LEDs adaptativos, ligados por barra, para as lanternas em formato inteiriço e para as rodas de 20? com acabamento escurecido. Tem rack de teto, maçanetas retráteis e limpadores de para-brisas embutidos. O único traço que difere as variantes elétrica e híbrida é o bocal de reabastecimento de combustível do C10 híbrido. As medidas são as seguintes: 4,74 metros de comprimento, 2,13 m de largura, 1,68 m de altura e 2,83 m de entre-eixos, o que resulta num espaço extremamente generoso para quem viaja no banco de trás. O porta-malas não é enorme, mas comporta 465 litros - 435 l no REEV.
Clean é a palavra de ordem no interior do C10. Não há botões no painel (isso, aliás, passará a ser um problema na Europa, em breve) e até as saídas de ar-condicionado são embutidas. Tudo é comandado pela tela central de 14,6 polegadas, incluindo ajustes nos modos de condução, o sistema de ar-condicionado, o áudio e até o ajuste dos espelhos retrovisores externos. Tem carregador de celulares por indução no console central, porta-copos, descansa-braço que esconde um generoso porta-objetos, além de tomadas 12V e USB do tipo A e tipo C.
O acabamento é excelente. Mescla de materiais de alta qualidade, sensíveis ao toque, couro e por aí vai. As luzes internas podem mudar de cor, e os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, aquecimento e ventilação.
O carro tem até função de automatização de rotinas. De acordo com a Leapmotor, por exemplo, dá para programar o C10 para que ele ligue o ar-condicionado (mesmo quando estiver estacionado) automaticamente sempre que a cabine chegar a uma determinada temperatura, ou fazer com que ele abra seu aplicativo de música favorito sempre que um passageiro se sentar e colocar o cinto de segurança. Além disso, para se precaver de imprevistos no trânsito, é possível acionar as quatro câmeras posicionadas na carroceria e retrovisores, e fazer uma gravação de 360 graus ao redor do carro. O armazenamento das imagens é feito diretamente em um pen-drive.
Na lista, além de GPS integrado inteligente (que indica o melhor caminho com base no trânsito), o Leapmotor C10 tem quadro de instrumentos digital, teto panorâmico, sistema de som com 12 alto-falantes e subwoofer, comandos de voz, diferentes modos de condução (EV+, EV, Combustível e Power +), freio de estacionamento eletrônico, chave em formato de cartão NFC (mas pode também ser configurada no smartphone) e um amplo pacote de itens de série.
Motorização e comportamento
O Leapmotor C10 elétrico tem motor traseiro com potência de 218 cv e 32,6 mkgf de torque. A bateria de lítio-fosfato-ferro (LFP) tem capacidade de 69,9 kWh e tempo de recarga em corrente DC (84 kW) em apenas 30 minutos (30% a 80%).
Já o ultra-híbrido repete a engenharia do elétrico, mas tem 3 cv a menos (215 cv) e acrescenta um motor dianteiro a gasolina (1.5, 4 cilindros em linha e 16V), que atua somente como gerador. Aqui, a capacidade da bateria também muda. Fica em 28,4 kWh. Nisso, o tempo de recarga DC (65 kW) é de 18 minutos (30% a 80%). Autonomia: 950, de acordo com o padrão europeu WLTP.
E foi essa a unidade que o Jornal do Carro dirigiu durante o test-drive de lançamento. Ponto para o fôlego. É tanto que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,2 segundos. Tem modelos mais rápidos (o Geely EX5, por exemplo, faz em 7,1 segundos), mas não deixa a desejar. Isso porque estamos falando de um carro que pesa quase 2 toneladas.
O SUV, por conta do torque instantâneo de 32,6 mkgf (o mesmo do 100% elétrico), é ágil tanto na cidade quanto na estrada. Contudo, poderia trepidar um pouco menos o volante em alta velocidade. Mas, esses pormenores serão revistos pela marca ao longo do tempo. A montadora - que nasceu em 2015 - está chegando agora ao Brasil, e ainda vai aprender com o mercado local, assim como as demais chinesas.
Para facilitar ainda mais a condução, tem Leap Pilot (ADAS de nível 2). No pacote, piloto automático adaptativo com assistência em engarrafamentos, frenagem automática de emergência, detecção de ponto cego, aviso de tráfego cruzado em ré com frenagem automática, leitor de placas e os alertas de permanência em faixa, de abertura de porta, de colisão traseira e de fadiga. Este último funciona por meio de uma câmera apontada para o motorista, que detecta distração e, imediatamente, emite alerta.
Ainda na prática, apesar do minimalismo extremo que obriga o condutor a desviar a atenção da pista em determinados momentos e se voltar à tela central, as retomadas de velocidade do C10 são excelentes, assim como a suspensão - independente, McPherson com barra estabilizadora, na dianteira e Multilink, atrás. Elogios, também, ao isolamento acústico do carro. Tanto ruídos de vento quanto do motor a gasolina são mínimos. Nada de necessidade de elevar o tom de voz exageradamente para ouvir os demais ocupantes por conta de barulho. Embora a concorrência seja pesada - BYD Song Plus e Pro, e GWM Haval H6, por exemplo - o novato promete agradar a clientela brasileira.
PRÓS
O carro é moderno, tem soluções extremamente interessantes (como automatização de rotinas) e espaço extremamente generoso para quem viaja no banco de trás; sistema de pós-vendas da Leapmotor promete agradar a clientela
CONTRAS
Painel sem nenhum botão e comandos todos reunidos na tela central são características que inevitavelmente tiram a atenção do motorista; GPS do carro tem posição ruim e pode confundir o caminho ; volante poderia trepidar menos
FICHA TÉCNICA
Leapmotor C10 Ultra-Híbrido (REEV)
- Motor elétrico: traseiro
- Potência: 215 cv
- Motor a combustão: dianteiro, 1.5 a gasolina, 4 cilindros em linha
- Torque: 32,6 mkgf
- Bateria: lítio-fosfato-ferro (LFP) de 28,4 kWh
- Tempo de recarga AC (6,6 kW): 3h (30% a 80%)
- Tempo de recarga DC (65 kW): 18 minutos (30% a 80%)
- Câmbio: ligação direta do motor ao diferencial
- Suspensão dianteira: independente, McPherson com barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Independente, Multibraço com barra estabilizadora
- Pneus: 245/45 R20
- Peso: 1.976 kg
- Comprimento: 4,74 metros
- Largura: 2,13 m
- Altura: 1,68 m
- Entre eixos: 2,83 m
- Porta-malas: 435 litros
- 0 a 100 km/h: 8,2 segundos
- Velocidade máxima: 170 km/h (limitada eletronicamente)
- Autonomia: 950 km (WLTP)
- Tanque: 50 litros
- Preço: R$ 199.990
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