Uma fonte disse ao Guia do Carro que a Jetour – marca de SUVs “raiz” 4x2/4x4 da Chery – vai anunciar a produção de veículos no Brasil. A planta escolhida foi a de Horizonte, no Ceará, mesmo local que vai nacionalizar o Chevrolet Spark EUV. O início da operação da Jetour no Ceará deverá ser em sistema SKD; os carros chegam semidesmontados da China.
A Jetour será lançada oficialmente nesta segunda-feira, 10, num evento em São Paulo. Na ocasião, os detalhes da operação brasileira serão divulgados para a mídia especializada, bem como os primeiros modelos. Não há confirmação de que a montagem de carros no Brasil também será anunciada.
A Jetour tem sob o guarda-chuva da Chery mais ou menos a mesma filosofia da marca Tank sob o chapéu da GWM. É possível que a Jetour procure fazer concorrência direta à GWM, mais exatamente ao Tank 300, modelo híbrido plug-in importado da China com 4,76 m e 394 cv.
O Jetour G700 é topo da linha: um SUV enorme, de 5,2 m de comprimento e quase 2,9 m de entre-eixos. Este carro poderia ser uma opção ao Haval H9, também da GWNM, que é venbdido apenas com motor a diesel. Os modelos mais cotados da Jetour, entretanto, são menores: o T1 de 4,7 m de comprimento e 2,8 m de entre-eixos, e o T2, que é um pouco mais comprido: 4,78 m. Ambos usam motor 1.5 e 2.0 turbo.
O Jetour T2 i-DM, entretanto, é um híbrido plug-in que combina um motor 1.5 turbo a gasolina de 156 cv com transmissão automática dedicada e um sofisticado sistema elétrico de dois motores com 165 kW de potência combinada (225 cv) e torque de 390 Nm.
Se a marca chinesa confirmar a intenção de abastecer o mercado centro-americano e sul-americano com seu novo SUV urbano, o carro que iniciará a oiperação será o Jetour T1. A versão 1.5 turbo tem 135 cv de potência, 290 Nm de torque e câmbio DCT de 7 marchas (dupla embreagem) com tração 4x2. A versão 2.0 turbo tem 187 cv, 390 Nm, câmbio automático de 8 marchas e tração 4x4.