O Jeep Gladiator foi apresentado oficialmente no Brasil e vai reinventar o segmento de picapes off-road de luxo. Já dirigimos o Gladiator em estradas e trilhas do interior da Paraíba e podemos garantir: não existe no Brasil nenhum carro tão fascinante em sua proposta de aventura e liberdade.
O Gladiator é mais do que um Jeep Wrangler com caçamba. De fato, a primeira metade do carro é igual, mas o Gladiator é muito mais comprido, tem entre-eixos maior e recebeu ajuste próprio de suspensão para oferecer a melhor capacidade off-road mesmo carregando 674 kg de carga.
Não há nada no segmento de picapes off-road que ofereça algo tão radical e apaixonante como o Jeep Gladiator. A Jeep abriu o primeiro lote de vendas com 300 unidades e todas serão entregues ainda este ano.
Embora haja uma versão a diesel nos Estados Unidos, a Jeep trouxe o Gladiator V6 a gasolina porque a legislação não permite homologação de veículos a diesel que transportem menos de 1.000 kg. O motor 3.6 Pentastar tem 284 cv de potência a 6.400 rpm e 347 Nm de torque a 4.100 rpm. O câmbio é automático de 8 marchas.
O Jeep Gladiator não impressiona pela potência nem pelo torque convencional, mas sim pelo torque extra que surge em cada roda devido aos sistemas off-road e à caixa de transferência com relação 77:1. Isso significa que cada roda do Gladiator, dependendo da situação, pode ter até 681 Nm.
Além do sistema de tração 4x4 Rock-Track com relação reduzida de 4:1, o Gladiator tem bloqueio eletrônico do diferencial traseiro ou dos diferenciais dianteiro e traseiro ao mesmo tempo (Tru-Lock), novo sistema Off-Road+, eixos Dana 44 de competição e barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica.
O carro é muito estável em qualquer situação. A traseira não é tão levantada ou solta como a das picapes médias convencionais. Mas o melhor de tudo é a capacidade que o Jeep Gladiator tem de despir-se. Isso mesmo: o carro pode ficar “nu” para proporcionar uma experiência muito mais livre e divertida.
Não apenas o teto é removível, mas também as quatro portas. O próprio motorista pode tirá-las com as ferramentas que vem com a picape. Além disso, o parabrisa é rebatível e pode ficar deitado e fixado sobre o capô. Entre os 72 acessórios Mopar que a Jeep oferece para o Gladiator, recomendamos com ênfase as portas tubulares.
Rodamos com o Gladiator sem as portas e, apesar de ser em baixa velocidade, não é nada seguro ficar sem as portas. Com as portas tubulares, aí sim o carro fica ainda mais incrível.
Como as portas do Gladiator são removíveis, os alto-falantes do sistema de som não ficam nelas. Atrás do banco traseiro, do lado direito, fica uma caixa de som Bluetooth removível da Alpine. É muito fácil de tirar e ela pode ser usada fora do carro, onde o usuário quiser. A recolocação também é facílima e o material é de alta resistência.
A caçamba do Jeep Gladiator tem capacidade para 1.000 litros. Ela tem 1,53 m de comprimento, 1,44 m de largura e 86 cm de altura. A porta é bem leve e tem três posições: aberta, entre aberta e fechada. Quando a caçamba está com a porta totalmente aberta, a picape pode carregar duas motos trail de 250 cm3, que são amarradas nos quatro ganchos disponíveis. Há uma tomada de 115 volts.
Todo o interior da picape tem tapetes de borracha que podem ser lavados e no fundo há um pequeno furo que pode ser aberto para escoamento da água.
O Jeep Gladiator é indicado para quem carrega coisas grandes numa viagem de aventura, mas que também usa a própria picape em situações extremas. O ângulo de entrada é de incríveis 43 graus, o que faz a picape literalmente escalar pedras, pois tem também 20 graus de ângulo de rampa e 26 graus de ângulo de saída, além de 27 cm de vão livre. Dá para passar por áreas alagadas de até 76 cm (a 8 km/h).
Os pneus são de uso misto medidas 245/75. Eles são montados em rodas de liga leve de 17” pintadas de preto. A cor, aliás, é muito bem usada no Jeep Gladiator. Ao contrário de carros e picapes considerados “aventureiros”, o Jeep Gladiator não tem proteção de plástico preto nas extremidades inferiores. Pelo contrário, até as caixas de rodas são pintadas na cor da carroceria.
O Gladiator chega inicialmente nas cores Firecracker Red (vermelho), Bright White (branco), Sting Gray (cinza), Black (preto), Gobi (chumbo), Silver Zynith (prata), Granite Crystal (grafite) e Snazzberry).
Impressões ao dirigir
Raras são as picapes como o Jeep Gladiator. De 2006 a 2008 a Troller produziu a picape Pantanal, mas não há comparação. Normalmente os carros que usam carroceria sobre chassi são péssimos de dirigir nas ruas e estradas, porém super adequados no off-road. O Jeep Gladiator quebra também este paradigma. É um carro que roda bem em qualquer situação, pois a carroceria não fica “sambando” em cima do chassi.
As respostas às solicitações dos pedais são ótimas. O carro arranca bem por conta da boa relação peso/potência (8 kg/cv) e chega a 100 km/h em menos de 9 segundos. Os freios também são muito eficientes e precisos, mesmo em estradas de terra.
O consumo não é exagerado como o da picape Ram 1500, por exemplo, mas não é baixo. O Jeep Gladiator faz 6,5 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada. Com tanque de 83 litros, é possível rodar até 617 km dirigindo de forma econômica.
Além de lindo, o Jeep Gladiator é extremamente versátil e tem uma capacidade off-road incomum. Devido à sua largura moderada (1,89 m), ele não causa transtornos em vias apertadas como as picapes da Ram. Trata-se de uma picape prática, mas que pode se transformar numa verdadeira fera.
O Gladiator não cabe em qualquer garagem, pois tem 5,59 m de comprimento. Ele também é alto (1,90 m) e tem um entre-eixos generoso (3,49 m). Apesar do porte, demonstra versatilidade nas curvas de raio curto. A suspensão é uma obra-prima do off-road e tem cinco braços tanto na frente quanto atrás. As barras estabilizadoras são ocas e na dianteira conta com sistema eletrônico de desconexão.
Dá para usar o Jeep Gladiator também de forma serena. A posição de dirigir é ótima, com volante de boa empunhadura e os principais instrumentos ficam visíveis, bem como os controles são acessíveis. A multimídia Uconnect tem tela de 8,4” e está de bom tamanho, pois normalmente a natureza chama mais a atenção na utilização desse carro. O painel tem computador de bordo digital de 7”.
Sem dúvida, a Jeep acertou ao trazer a picape Gladiator para o Brasil. É mais um carro exclusivo no mercado e que possibilita sua entrada no segmento Pick-up sem afrontar a Ram ou a Fiat (marcas da Stellantis que já vendem picapes). O Jeep Gladiator estreou arrasando corações de quem já o viu ou dirigiu. Seu preço é de R$ 499.990 (meio milhão de reais).
Itens off-road
Tração 4x4 Rock-Track com relação reduzida 4:1
Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok
Eixos Dana 44
Câmera frontal Off-Road
Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica
Protetores para pedra
Hill Descent Control
Off-Road Pages
Sistema Off-Road+
2 ganchos para reboque frontais
1 gancho para reboque traseiro
Crawl Ratio de 77:1
Protetores de cárter, transmissão e tanque
Pneus 245/75 de uso misto e rodas 17x7.5
Principais equipamentos
Teto removível na cor da carroceria
Portas removíveis
Parabrisa rebatível
Faróis full led e lanternas em led
Piloto automático adaptativo
Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência
Monitoramento de pontos cegos
Central multimídia Uconnect de 8,4”
Conectividade Android Auto e Apple CarPlay
Navegador por GPS
Sistema de áudio Alpine
Entradas USB tipo A + C
Câmera de ré
Detector de tráfego cruzado
Assistente de voz Hands Free
Bancos de couro
Ar-condicionado digital dual zone
Chave presencial
Remote Start
Segurança
Monitoramento de pressão dos pneus
Airbags frontais e laterais
Controle de estabilidade e tração
Sensor inteligente da bateria
Assistente de partida em subida
Sensor de estacionamento traseiro