Jeep Gladiator estreia e arrasa corações | Já dirigimos

Conheça o incrível Jeep Gladiator, que chega na versão V6 Rubicon para reinventar o segmento de picapes off-road de luxo e custa R$ 499.990

4 ago 2022 - 15h28
(atualizado às 15h47)
Jeep Gladiator Rubicon V6
Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Jeep Gladiator foi apresentado oficialmente no Brasil e vai reinventar o segmento de picapes off-road de luxo. Já dirigimos o Gladiator em estradas e trilhas do interior da Paraíba e podemos garantir: não existe no Brasil nenhum carro tão fascinante em sua proposta de aventura e liberdade.

O Gladiator é mais do que um Jeep Wrangler com caçamba. De fato, a primeira metade do carro é igual, mas o Gladiator é muito mais comprido, tem entre-eixos maior e recebeu ajuste próprio de suspensão para oferecer a melhor capacidade off-road mesmo carregando 674 kg de carga.

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Não há nada no segmento de picapes off-road que ofereça algo tão radical e apaixonante como o Jeep Gladiator. A Jeep abriu o primeiro lote de vendas com 300 unidades e todas serão entregues ainda este ano.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Embora haja uma versão a diesel nos Estados Unidos, a Jeep trouxe o Gladiator V6 a gasolina porque a legislação não permite homologação de veículos a diesel que transportem menos de 1.000 kg. O motor 3.6 Pentastar tem 284 cv de potência a 6.400 rpm e 347 Nm de torque a 4.100 rpm. O câmbio é automático de 8 marchas.

O Jeep Gladiator não impressiona pela potência nem pelo torque convencional, mas sim pelo torque extra que surge em cada roda devido aos sistemas off-road e à caixa de transferência com relação 77:1. Isso significa que cada roda do Gladiator, dependendo da situação, pode ter até 681 Nm.

Além do sistema de tração 4x4 Rock-Track com relação reduzida de 4:1, o Gladiator tem bloqueio eletrônico do diferencial traseiro ou dos diferenciais dianteiro e traseiro ao mesmo tempo (Tru-Lock), novo sistema Off-Road+, eixos Dana 44 de competição e barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica.

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Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O carro é muito estável em qualquer situação. A traseira não é tão levantada ou solta como a das picapes médias convencionais. Mas o melhor de tudo é a capacidade que o Jeep Gladiator tem de despir-se. Isso mesmo: o carro pode ficar “nu” para proporcionar uma experiência muito mais livre e divertida.

Não apenas o teto é removível, mas também as quatro portas. O próprio motorista pode tirá-las com as ferramentas que vem com a picape. Além disso, o parabrisa é rebatível e pode ficar deitado e fixado sobre o capô. Entre os 72 acessórios Mopar que a Jeep oferece para o Gladiator, recomendamos com ênfase as portas tubulares.

Rodamos com o Gladiator sem as portas e, apesar de ser em baixa velocidade, não é nada seguro ficar sem as portas. Com as portas tubulares, aí sim o carro fica ainda mais incrível.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Stellantis / Divulgação

Como as portas do Gladiator são removíveis, os alto-falantes do sistema de som não ficam nelas. Atrás do banco traseiro, do lado direito, fica uma caixa de som Bluetooth removível da Alpine. É muito fácil de tirar e ela pode ser usada fora do carro, onde o usuário quiser. A recolocação também é facílima e o material é de alta resistência.

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A caçamba do Jeep Gladiator tem capacidade para 1.000 litros. Ela tem 1,53 m de comprimento, 1,44 m de largura e 86 cm de altura. A porta é bem leve e tem três posições: aberta, entre aberta e fechada. Quando a caçamba está com a porta totalmente aberta, a picape pode carregar duas motos trail de 250 cm3, que são amarradas nos quatro ganchos disponíveis. Há uma tomada de 115 volts.

Todo o interior da picape tem tapetes de borracha que podem ser lavados e no fundo há um pequeno furo que pode ser aberto para escoamento da água.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Jeep Gladiator é indicado para quem carrega coisas grandes numa viagem de aventura, mas que também usa a própria picape em situações extremas. O ângulo de entrada é de incríveis 43 graus, o que faz a picape literalmente escalar pedras, pois tem também 20 graus de ângulo de rampa e 26 graus de ângulo de saída, além de 27 cm de vão livre. Dá para passar por áreas alagadas de até 76 cm (a 8 km/h). 

Os pneus são de uso misto medidas 245/75. Eles são montados em rodas de liga leve de 17” pintadas de preto. A cor, aliás, é muito bem usada no Jeep Gladiator. Ao contrário de carros e picapes considerados “aventureiros”, o Jeep Gladiator não tem proteção de plástico preto nas extremidades inferiores. Pelo contrário, até as caixas de rodas são pintadas na cor da carroceria.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Gladiator chega inicialmente nas cores Firecracker Red (vermelho), Bright White (branco), Sting Gray (cinza), Black (preto), Gobi (chumbo), Silver Zynith (prata), Granite Crystal (grafite) e Snazzberry). 

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Impressões ao dirigir

Raras são as picapes como o Jeep Gladiator. De 2006 a 2008 a Troller produziu a picape Pantanal, mas não há comparação. Normalmente os carros que usam carroceria sobre chassi são péssimos de dirigir nas ruas e estradas, porém super adequados no off-road. O Jeep Gladiator quebra também este paradigma. É um carro que roda bem em qualquer situação, pois a carroceria não fica “sambando” em cima do chassi.

As respostas às solicitações dos pedais são ótimas. O carro arranca bem por conta da boa relação peso/potência (8 kg/cv) e chega a 100 km/h em menos de 9 segundos. Os freios também são muito eficientes e precisos, mesmo em estradas de terra.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O consumo não é exagerado como o da picape Ram 1500, por exemplo, mas não é baixo. O Jeep Gladiator faz 6,5 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada. Com tanque de 83 litros, é possível rodar até 617 km dirigindo de forma econômica.

Além de lindo, o Jeep Gladiator é extremamente versátil e tem uma capacidade off-road incomum. Devido à sua largura moderada (1,89 m), ele não causa transtornos em vias apertadas como as picapes da Ram. Trata-se de uma picape prática, mas que pode se transformar numa verdadeira fera.

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O Gladiator não cabe em qualquer garagem, pois tem 5,59 m de comprimento. Ele também é alto (1,90 m) e tem um entre-eixos generoso (3,49 m). Apesar do porte, demonstra versatilidade nas curvas de raio curto. A suspensão é uma obra-prima do off-road e tem cinco braços tanto na frente quanto atrás. As barras estabilizadoras são ocas e na dianteira conta com sistema eletrônico de desconexão.

Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dá para usar o Jeep Gladiator também de forma serena. A posição de dirigir é ótima, com volante de boa empunhadura e os principais instrumentos ficam visíveis, bem como os controles são acessíveis. A multimídia Uconnect tem tela de 8,4” e está de bom tamanho, pois normalmente a natureza chama mais a atenção na utilização desse carro. O painel tem computador de bordo digital de 7”.

Sem dúvida, a Jeep acertou ao trazer a picape Gladiator para o Brasil. É mais um carro exclusivo no mercado e que possibilita sua entrada no segmento Pick-up sem afrontar a Ram ou a Fiat (marcas da Stellantis que já vendem picapes). O Jeep Gladiator estreou arrasando corações de quem já o viu ou dirigiu. Seu preço é de R$ 499.990 (meio milhão de reais).

Jeep Gladiator é uma picape como você nunca viu
Video Player

Itens off-road

Tração 4x4 Rock-Track com relação reduzida 4:1

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Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok

Eixos Dana 44

Câmera frontal Off-Road

Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica

Protetores para pedra

Hill Descent Control

Off-Road Pages

Sistema Off-Road+

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2 ganchos para reboque frontais

1 gancho para reboque traseiro

Crawl Ratio de 77:1

Protetores de cárter, transmissão e tanque

Pneus 245/75 de uso misto e rodas 17x7.5

Principais equipamentos

Teto removível na cor da carroceria

Portas removíveis

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Parabrisa rebatível

Faróis full led e lanternas em led

Piloto automático adaptativo

Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência

Monitoramento de pontos cegos

Central multimídia Uconnect de 8,4”

Conectividade Android Auto e Apple CarPlay

Navegador por GPS

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Sistema de áudio Alpine

Entradas USB tipo A + C

Câmera de ré

Detector de tráfego cruzado

Assistente de voz Hands Free

Bancos de couro

Ar-condicionado digital dual zone

Chave presencial

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Remote Start

Segurança

Monitoramento de pressão dos pneus

Airbags frontais e laterais

Controle de estabilidade e tração

Sensor inteligente da bateria

Assistente de partida em subida

Sensor de estacionamento traseiro

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Jeep Gladiator Rubicon V6
Foto: Stellantis / Divulgação
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