Hyundai retoma projeto de supercarro movido a hidrogênio

Superesportivo que lembra um DeLorean voltará a ser testado e tem como missão de bater o recorde de volta mais rápida de Nürburgring

23 mai 2024 - 12h23
(atualizado em 28/5/2024 às 16h17)

Imagine um supercarro moderno, com motor de 775 cv e movido a hidrogênio. Agora pense que essa máquina tem visual parecido com o de um DeLorean, aquele clássico carro dos anos 1980 que fez parte da infância de muito adolescente por conta da série de filmes "De Volta para o Futuro".

A Hyundai mostrou esse carro em 2022, mas arquivou o projeto. Só que agora, de acordo com mídias especializadas da Coreia, o plano foi retomado. De acordo com o jornal de negócios sul-coreano The Korea Economic Daily, ele será lançado em 2026.

Publicidade

Conhecido como N74, o superesportivo vem sendo desenvolvido com tração traseira e promete versões de rua com portas do tipo "asas de gaivota" e elementos de design do Pony Coupé 1974, que foi o primeiro carro da marca.

 Hyundai N74 e Pony Coupé 1974
Hyundai N74 e Pony Coupé 1974
Foto: Divulgação / Divulgação

A informação do The Korea Economic Daily diz que o N74 terá 775 cv - o conceito de 2022 tinha 680 cv - e poderá fazer de 0 a 100 km/h em exatos 3 segundos.

Ideia é mostrar efetividade do hidrogênio

Segundo fontes ligadas à Hyundai, a meta da empresa não é ter lucro, mas mostrar que o hidrogênio pode, sim, ser uma fonte de tecnologia empolgante e limpa.

Vale dizer que carros movidos a célula de combustível de hidrogênio ainda são pouco explorados pelo mercado automotivo de forma geral.

Publicidade
Hyundai N74
Foto: Divulgação / Divulgação

Recorde em Nürburgring

Mesmo movido a hidrogênio, o objetivo do Hyunda N74 é grande: ser o carro produzido em série mais rápido da história de Nürburgring-Nordschleife.

A tarefa não é fácil, considerando que o Mercedes-AMG One fez uma volta no conhecido "Green Hell" (Inferno Verde, em tradução literal) em 6 minutos e 35 segundos. O circuito tem 20,8 quilômetros.

Apesar do furor, a produção do modelo deve ser limitada - segundo o jornal coreano, a 200 unidades. O preço da brincadeira deve ficar na casa dos 500 milhões de wons (moeda sul-coreana), que em conversão para o Real resulta em algo próximo a R$ 1,9 milhão.

André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se