Depois de anunciarem uma parceria em fevereiro deste ano, a Renault e a Geely oficializaram mais uma etapa do acordo estratégico para ampliar a cooperação industrial e comercial no Brasil. A marca chinesa dona da Volvo, Lotus e Zeekr adquiriu 26,4% da Renault do Brasil e passará a produzir e vender veículos no mercado brasileiro usando a estrutura da marca francesa, que segue no comando da operação no país.
O que muda
- A Geely passará a fabricar seus modelos na planta Ayrton Senna, no Paraná.
- A Renault poderá ampliar o portfólio nacional com veículos elétricos e híbridos baseados na plataforma GEA da Geely.
- A rede comercial da Renault assume a distribuição da linha eletrificada da Geely no país.
Vantagens para a Geely
Para a Geely, o novo acordo acelera a capacidade de expansão da marca chinesa, reduzindo custos logísticos e de produção local com o acesso à rede industrial e comercial da Renault. Dentre os primeiros carros que devem ser produzidos no Brasil, estão o SUV elétrico Geely EX5, já vendido no país, e o hatch EX2, ainda inédito.
“Nossa cooperação constante com a Renault na exploração de novos mercados e novas oportunidades constituirão um cenário ganha-ganha, pois tanto a Renault como a Geely têm condições de alavancar tecnologias de escala em escopo global, para trazer os melhores produtos para o mercado”, afirmou Eric Li, presidente do Geely Holding Group.
Vantagens para a Renault
A Renault ganha acesso à plataforma elétrica GEA da Geely, e reforça sua estratégia de eletrificação no Brasil. A parceria também garante maior escala produtiva na fábrica paranaense, melhorando a competitividade da unidade produtiva e diversificando a linha de produtos da marca francesa, que já é parceira da Geely na Coreia do Sul e na joint-venture da fabricante de motores Horse.
“Mais uma vez, a combinação das nossas forças vai aumentar nossa competitividade, inovação e reatividade, em um mercado automotivo em rápida evolução”, destacou François Provost, CEO do Renault Group.
Do ponto de vista comercial, a Renault do Brasil ainda destaca que vai distribuir o portfólio de veículos elétricos e híbridos da Geely Auto no país, abrindo novas oportunidades de crescimento em vendas, financiamento e serviços.