A Fiat Strada alcançou um novo marco histórico: 2,5 milhões de unidades produzidas no Polo Automotivo de Betim (MG) desde seu lançamento, em 1998. Há quatro anos consecutivos como veículo mais vendido do Brasil, a picape já acumula 87.424 unidades emplacadas neste ano, sendo 11.833 apenas no mês de agosto, segundo os números da Fenabrave.
Strada: trajetória de inovação e liderança
Lançada em 1998, a Strada foi pioneira no segmento de picapes compactas ao introduzir a cabine estendida (1999), a cabine dupla (2009) e a terceira porta (2013). Em 2020, a segunda geração chegou ao mercado com opção cabine dupla de quatro portas, ganhando câmbio automático e motor turbo. Desde 2021, consolidou-se como o carro mais vendido do Brasil, superando hatches e SUVs.
Reconhecimento da Stellantis
“Ter o veículo mais vendido do Brasil produzido em uma de nossas fábricas é um motivo de grande orgulho para todos nós. Sua liderança de mercado reflete não apenas a confiança dos clientes, mas também o talento e a inovação que fazem parte do DNA do Polo de Betim”, celebra Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul e responsável global pela Stellantis Pro One, unidade de veículos comerciais.
Polo Automotivo de Betim: coração da Stellantis no Brasil
O complexo mineiro é um dos maiores centros industriais da América Latina, com capacidade para 650 mil veículos por ano. Além da Strada, de lá saem modelos como Argo, Mobi, Pulse e Fastback, além dos utilitários Fiorino e Peugeot Partner Rapid.
Além da liderança no mercado interno, a Strada também é exportada para países como Uruguai, Paraguai e Argentina. A primeira geração da Strada ainda chegou a ser vendida em alguns países da Europa, e pode retornar daqui a alguns anos em uma nova geração baseada no Fiat Grande Panda.