Com 700 robôs, Jeep apresenta fábrica do Renegade em PE

Apesar da grande quantidade de tecnologia, a marca afirma que a fábrica vai gerar 9 mil empregos na região

27 abr 2015 - 14h36
(atualizado às 16h57)
Robôs trabalham na montagem do Renegade
Robôs trabalham na montagem do Renegade
Foto: Jeep / Divulgação

A Jeep, do grupo Fiat Chrysler, apresentou para jornalistas nesta segunda-feira a fábrica da montadora, que produzirá, entre outros, o Renegade, SUV que promete “bagunçar” o mercado de veículos. Com investimento total de mais de R$ 7 bilhões, a planta, que fica na cidade de Goiana, em Pernambuco, conta com 700 robôs, sendo 650 na funilaria, 40 na pintura e dez na montagem.

O polo automotivo marca o retorno da produção Jeep no Brasil depois de 30 anos. De acordo com a fabricante, o local tem 260 mil metros quadrados de área construída e produzirá 250 mil veículos por ano. Atualmente, a fábrica trabalha com capacidade para cerca de 45 carros por hora – apenas o Renegade está sendo produzido no momento.

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A primeira fábrica a ser inaugurada desde a criação do grupo Fiat Chrysler, em outubro do ano passado, empregará mais de 9 mil trabalhadores - destes, 82% serão nordestinos.

O primeiro Jeep Renegade destinado ao mercado deixou a linha de montagem no dia 19 de fevereiro de 2015. As vendas do SUV começaram na última semana nas cerca de 120 concessionárias da marca no País.

Produção

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Contando com muita tecnologia, a linha de produção da Jeep está ajustada atualmente para produzir cerca de 45 carros por hora, com capacidade máxima de 60 carros. A funilaria conta com a principal inovação da planta, uma estação com 18 robôs com capacidade para aplicar 100 pontos de solda em 60 segundos, congelando a “geometria” da carroceria em uma única etapa – normalmente a fixação das partes da carroceria é feita em várias estações.

Fábrica produzirá o Jeep Renegade
Foto: Jeep / Divulgação

De acordo com a Jeep, o movimento entre as estações pode comprometer a precisão da geometria, dando origem a futuros problemas, com encaixe imperfeito de componentes ou ruídos.

Na linha de montagem, a ergonomia é o destaque, com os veículos girando e poupando os trabalhadores de esforços físicos e movimentos que possam ser desconfortáveis. Na linha, a acoplagem do powertrain é feita automaticamente, com o motor vindo de uma linha de cima, enquanto a carroceria vem do nível do piso. Em um ponto, os dois são juntados automaticamente.

Outra inovação está na pintura, que adotou um processo que dispensa a camada de primer, que normalmente assegura a durabilidade da pintura. De acordo com a marca, o objetivo é reduzir o consumo de energia e diminuir as emissões na atmosfera.

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São 700 robôs que fazem grande parte do processo de montagem dos veículos
Foto: Jeep / Divulgação

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Fonte: Terra
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