Muito antes de Death Stranding e até mesmo do estouro de Metal Gear Solid em 1998, Hideo Kojima já explorava narrativas ousadas e cinematográficas em um game que, apesar de menos conhecido no Ocidente, é cultuado como uma joia perdida da ficção científica interativa: conheça Policenauts, lançado originalmente em 1994.
Na época do lançamento, Kojima ainda não era o ícone internacional que se tornaria nos anos seguintes. Seu nome já chamava atenção por Snatcher (1988), outra aventura scifi com pegada cyberpunk, mas foi com Policenauts que ele consolidou uma fórmula própria: longas sequências de diálogo, temas adultos, crítica social e uma linguagem visual que remetia mais ao cinema do que aos jogos da época.
Cowboy do espaço
Ambientado entre os anos de 2010 e 2040, Policenauts narra a saga de Jonathan Ingram, um ex-policial espacial que desaparece após um acidente durante uma missão orbital. Congelado em criopreservação, ele é encontrado vivo 25 anos depois - ainda jovem - em um mundo que seguiu sem ele.
Agora, trabalhando como detetive particular em uma Terra decadente, ele se vê arrastado de volta ao passado quando sua ex-esposa surge com um pedido de ajuda e, logo em seguida, é assassinada. A busca por respostas o leva de volta à colônia espacial Beyond Coast, onde mistérios corporativos, conspirações e velhas amizades reacendem.
Com claras influências de filmes como Blade Runner e Máquina Mortífera, o jogo combina ficção científica, drama humano e dramalhão de parceiros policiais em uma aventura interativa com jogabilidade estilo point-and-click e longos diálogos dublados. É também o primeiro game a apresentar Meryl Silverburgh, personagem que depois reapareceria em Metal Gear Solid em 1998.
O clássico esquecido que o Ocidente quase não viu
Infelizmente, Policenauts nunca teve um lançamento oficial fora do Japão, o que o condenou a ser um "clássico esquecido" para o público ocidental. Originalmente lançado para o PC-98 (um computador japonês), Policenauts foi relançado posteriormente para 3DO, PlayStation e Sega Saturn - sendo esta última versão considerada a mais completa, com melhorias gráficas, novas cenas animadas e menos censura.
No entanto, a paixão dos fãs resultou em traduções não-oficiais para o inglês nas versões de PlayStation e Sega Saturn, permitindo que mais jogadores pudessem conhecer essa joia perdida.
Apesar da barreira linguística e do status de "cult", muitos fãs apontam Policenauts como uma das narrativas mais ambiciosas de Kojima, antecipando temas que ele exploraria com mais notoriedade em jogos futuros.
Legado
Policenauts não teve o mesmo impacto comercial de Metal Gear, mas representa uma fase criativa importantíssima da carreira de Hideo Kojima. É uma cápsula do tempo que mostra seu desejo de fundir videogames com cinema - algo que hoje é praticamente sua assinatura.
Cenas dubladas longas, cortes de câmera dramáticos, montagem inspirada no cinema de ação e ficção científica dos anos 1980 - tudo isso estava presente no jogo quando a maioria dos títulos ainda apostava em narrativas simples. Essa abordagem abriu caminho para os "games narrativos" modernos e inspirou outros criadores a explorar histórias mais densas nos games.
Se você é fã de ficção científica, histórias policiais e deseja conhecer um capítulo menos lembrado da história dos jogos japoneses e do próprio Hideo Kojima, Policenauts é uma obra que vale a pena visitar.