Após rumores dizendo que o sucessor do Xbox Series será um híbrido de PC e console, novos recursos revelados pela Microsoft no kit de desenvolvimento do Xbox reforçam essa ideia.
As novas funcionalidades adicionadas ao devkit indicam que a Microsoft está se preparando para o futuro dispositivo, conforme apontado pela página Windows Central (via Wccftech).
Um dos recursos mostrados é o PlayFab Game Saves, que permite aos jogadores acessarem seus arquivos de salvamento de jogos entre Xbox e Steam. Embora alguns jogos já ofereçam suporte à progressão compartilhada entre PC e consoles, todos eles usam seus próprios sistemas individuais. Este recurso parece ser uma extensão da solução de salvamento em nuvem do Xbox, mas incluindo também os salvamentos de jogos do Steam, com planos de adicionar mais plataformas no futuro.
Outro recurso de destaque é o Xbox Game Package Manager, cujo objetivo é ajudar os desenvolvedores a simplificar o processo de suporte ao Xbox Play Anywhere da Microsoft, que permite aos jogadores jogaram seus jogos onde quiserem, seja por meio de jogos na nuvem, PC, console ou PCs portáteis, como o recém-lançado ROG Xbox Ally.
Também é mencionado o Cross-Platform Gaming Runtime, que foi criado especificamente para facilitar a vida dos desenvolvedores, permitindo que os jogadores enviem convites para jogos por meio dos recursos sociais do Xbox enquanto jogam em outras plataformas. Ele permite que alguém no Steam envie um convite para você por meio do sistema de convites do Xbox.
Por fim, o GameInput é um recurso que visa unificar os modelos de controle do seu controle, teclado e mouse em uma única interface, com total compatibilidade com o PC.
Nada disso confirma oficialmente que o próximo Xbox será uma combinação de PC e console, mas sugerem fortemente que a Microsoft pode estar mesmo seguindo por este caminho.