O chefe da Kojima Productions, Hideo Kojima, disse anteriormente que OD vai ser diferente de tudo que já foi visto em jogos de terror. Na verdade, as diferenças serão tantas que nem ele mesmo sabe dizer com precisão o que é o jogo e se ele vai dar resultado.
“Ainda não posso dizer exatamente o que é, e nem sei se vai dar certo", disse Kojima ao ananweb (via Automaton). "Criamos jogos de furtividade e de entrega que eram diferentes de tudo o que já vimos, mas, em termos de sistema, eram semelhantes a outros jogos. Desta vez, estamos tentando mudar o modelo de serviço completamente, então é bastante desafiador. O trailer (mostrado em setembro) está cheio de dicas, então, se você pensar bem, talvez consiga descobrir.”
Os jogos de furtividade e de entrega sobre os quais Kojima comentou são, obviamente, os títulos das franquias Metal Gear e Death Stranding. São jogos únicos graças à forma como Kojima cria os mundos deles e suas narrativas, mas eles incorporam elementos de gameplay parecidos com os de outros jogos.
O trailer mais recente de OD dá a entender que trata-se de um jogo de terror em primeira pessoa, mas a declaração de Kojima sugere algo que vai além disso, então teremos de aguardar mais algum tempo para descobrir detalhes adicionais a respeito do game.
OD está sendo feito na Unreal Engine 5 e ainda não possui data de lançamento. Ele será distribuído pela Xbox Game Studios.