Pokémon X e Y trouxeram uma grande evolução à franquia Pokémon quando foram lançados em 2013 para o Nintendo 3DS. Além de uma nova geração de criaturas, o novo tipo Fada e as Megaevoluções, um dos maiores destaques dos games foi Lumiose, a primeira cidade inteiramente 3D da franquia. Diferente das pequenas vilas e cidades típicas dos games anteriores, Lumiose apresentou um cenário enorme e cheio de segredos que se abriam aos poucos.
Agora, 12 anos depois, tanto Lumiose quanto as novidades de X e Y retornam misturadas à fórmula de Pokémon Legends: Arceus, e se por um lado Pokémon Legends: Z-A traz grande evolução nas batalhas e na exploração, infelizmente entrega uma aventura mais restrita e mais curta em comparação com seu antecessor.
Atrações e limitações da cidade-luz
Baseada na cidade de Paris (o nome Lumiose é derivado de "lumière", que significa "luz" em francês), Lumiose, onde o game se desenrola, ganhou uma ambientação caprichada e que realmente faz o jogador se sentir em um mundo onde os Pokémon fazem parte do cotidiano. Cafés, restaurantes, praças e galerias comerciais têm bastante personalidade, assim como os habitantes são bastante distinguíveis e variados.
Lançado pela primeira vez na franquia em duas plataformas de gerações diferentes, Pokémon Legends: Z-A entrega uma experiência sólida no Nintendo Switch ao mesmo tempo que um conjunto de melhorias tornam o jogo para Nintendo Switch 2 a versão definitiva. No novo console, Lumiose ganha ainda mais em detalhes como texturas, iluminação e animações secundárias. Outra vantagem da edição para Switch 2 é a performance em 60 fps constantes, algo que faz toda a diferença nos momentos mais importantes do game: as batalhas.
Do ponto de vista do gameplay, Lumiose foi muito bem concebida, ao oferecer muitos pontos de exploração, seja por ruelas e canais escondidos ou os topos dos prédios, o que torna a cidade profunda e vertical ao mesmo tempo. Há bastante o que descobrir e encontrar, seja procurando ou realizando missões paralelas dadas pelos habitantes da cidade.
Infelizmente, porém, por mais interessante que Lumiose seja, o fato do jogador ficar restrito a apenas uma cidade soa inevitavelmente como um retrocesso, sobretudo em comparação com Pokémon Legends: Arceus. Por ser possível desvendar inteiramente Lumiose em poucas horas, a campanha presente em Pokémon Z-A se torna inevitavelmente limitada, e após algum tempo, um tanto repetitiva.
A Megaevolução das batalhas
A despeito de suas limitações, Pokémon Legends: Z-A brilha no ponto central de um game Pokémon, que são as batalhas. Pokémon Z-A aproveitou a boa base de Arceus e fez ajustes que tornam as batalhas totalmente em tempo real. Não basta mais selecionar os golpes mais fortes e esperar o resultado, pois mais do que nunca, as estratégias de ataque e defesa envolvem senso de timing e distância entre o seu Pokémon e o de seu oponente.
Desta forma, batalhas que antes pareciam um exercício banal de ganho de experiência ganham destaque, assim como os confrontos contra treinadores e Pokémon mais poderosos se tornam mais variados e interessantes, pois golpes que alteram características da arena como Fire Spin, Whirlpool ou Spikes, além de manobras evasivas como Double Team ou Teleport, agora têm um peso estratégico muito maior, e podem proporcionar viradas inesperadas.
As Megaevoluções também são uma adição interessante, pois além de dar uma nova luz para alguns Pokémon que antes estavam meio esquecidos pelos fãs e treinadores, elas também adicionam uma camada estratégica às batalhas, pois seu uso e duração são limitados.
A estrutura de jogo de Pokémon Legends: Z-A também ajudou a criar uma variedade nas lutas, pois agora, para poder subir seu ranking, o jogador tem que se dirigir a uma zona de batalha que abre sempre a noite. Neste local, além de lutar, é necessário explorar para ganhar créditos que liberam um passe de batalha para o próximo nível. Desafios adicionais como finalizar uma batalha com um tipo específico de golpe ou surpreender o oponente atacando primeiro, também foram ótimas adições que tornam essas zonas mais divertidas.
Considerações
O primeiro título da franquia Pokémon a ser lançado para duas plataformas simultaneamente, Pokémon Legends: Z-A trouxe inovações bastante esperadas pelos fãs, assim como inovou ao misturar temas e mecânicas da série principal com games derivados da franquia. Porém, se o game fez vários avanços bem-vindos, infelizmente retrocedeu no senso de grandeza e exploração característicos de seus principais games.
Além de ser mais uma boa opção para o Nintendo Switch, Pokémon Legends: Z-A é um ótimo primeiro passo da franquia no novo Nintendo Switch 2, com uma versão excelente que conta com várias melhorias em relação a plataforma precedente.
Pokémon Legends: Z-A está disponível para Switch e Switch 2.
Esta análise foi feita com uma cópia do jogo que foi gentilmente cedida pela Nintendo.