O Brasil ficou sem lugar no pódio no Campeonato Mundial masculino de clubes de 2025, em Belém. Neste domingo (21/12), o Vôlei Renata perdeu a disputa da medalha de bronze para o Zawiercie: 3 a 0 (27-25, 25-19 e 25-21).
O resultado representou a quinta medalha da história da Polônia no Mundial masculino de clubes: são três pratas e agora dois bronzes. Os campineiros buscavam a 14ª medalha brasileira, a primeira do projeto.
O JOGO
O fim do primeiro set teve um desfecho semelhante ao tie-break entre os dois times na fase de grupos. Hoje o Vôlei Renata teve 24 a 21 e não conseguiu fechar. Dias atrás, a vantagem era 12 a 8 para os campineiros, também levando a virada.
Acerola vinha em bom momento no jogo e tinha mais de 60% de aproveitamento quando marcou o 24º ponto campineiro. E depois não recebeu mais nenhuma bola pra atacar no restante da parcial.
Michal Winiarski trocou o oposto Boladz por Ensing. Outra aposta para o jogo teve atuação decisiva: o veterano central Gladyr salvou um set point com block em Adriano e depois sacramentou a vitória com um ace.
Tudo isso teve um peso enorme para os campineiros na sequência do jogo. O Zawiercie abriu frente logo de cara no segundo set e pôde jogar mais solto, indo pro risco no saque.
Os poloneses estiveram no comando da terceira parcial, mas sem abrir uma vantagem cômoda. Na reta final, novamente, o Zawiercie teve sangue frio para fechar, contando com seu pesado bloqueio.
O americano Russell liderou a pontuação com 16 acertos, seguido por Kwolek e Bieniek, com 13 cada. Pelo Vôlei Renata, Adriano marcou 11, um a mais do que Acerola.