URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Djokovic supera McEnroe e se torna 5° maior líder do ranking

2 nov 2015 - 11h18
(atualizado às 11h35)

Novak Djokovic não cansa de fazer história no tênis mundial. Nesta segunda-feira, o sérvio atingiu sua 171ª semana na liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), superando a lenda norte-americana John McEnroe. Agora, Nole enxerga apenas Jimmy Connors (268), Ivan Lendl (270), Pete Sampras (286) e Roger Federer (302) à sua frente.

“Eu cometi o erro de sentar e esperar para ver o que outros tinham para oferecer e então me ajustar”, reconheceu McEnroe. “Em vez de pensar comigo mesmo: ‘Eu preciso melhorar mais agora’ e trabalhar mais do que eu estava trabalhando, você começa a ter aquela falsa sensação de segurança”, explicou o ex-tenista de 56 anos.

Publicidade
Djokovic
Djokovic
Foto: EFE

“Uma coisa que eu realmente respeito no Novak é que ele está tentando agregar mais coisas para seu jogo. Este ano, ele tem sido um pouco mais agressivo nos games de devolução e está subindo mais à rede. Esse extra de 5% é uma diferença enorme em um grande momento contra um Federer ou (Rafael) Nadal, ou outros grandes jogadores”, analisou.

Os elogios a Djokovic não são à toa. Só em 2015, o sérvio conquistou três dos quatro Grand Slams (Aberto da Austrália, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos), cinco torneios da série Masters 1000 (Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Roma e Xangai), além do ATP 500 de Pequim, totalizando nove troféus, apenas um a menos que a temporada 2010.

“Tem sido um dos anos mais magníficos que já vi desde que eu comecei a assistir tênis. É impressionante como ele tem sido consistente. Ele é como um escudo humano agora”, finalizou McEnroe.

O quinto maior líder da história do tênis mundial entrará em quadra na próxima quarta-feira, dia 4, para enfrentar o brasileiro Thomaz Bellucci, 40º colocado do ranking, pela segunda fase do Masters 1000 de Xangai, na China, onde buscará o tetracampeonato e o tri consecutivo.

Publicidade

Mudanças no Top-10

Se a ponta segue mais do que nunca nas mãos de Djokovic, as posições abaixo tiveram mudanças de dono. Com o hexacampeonato do ATP 500 da Basileia conquistado no último domingo, Federer retomou a segunda colocação, deixando o britânico Andy Murray no terceiro lugar. Vice-campeão na Suíça, Nadal subiu para o sexto posto, à frente do japonês Kei Nishikori e do compatriota David Ferrer, respectivamente.

Além deles todos, o suíço Stanislas Wawrinka e o tcheco Tomas Berdych asseguraram vaga no ATP Finals de Londres, em novembro, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se