Veterano e promessa: conheça Jadson André e Cauã Costa, destaques escalados para QS da WSL em Fortaleza

Surfistas estão entre os nomes escalados para a última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe de 2025, sediada na capital cearense

11 dez 2025 - 04h59
Resumo
Jadson André e Cauã Costa são os destaques da última etapa do QS da WSL em Fortaleza; o veterano potiguar busca espaço no Challenger Series, enquanto o jovem cearense, embaixador do evento, desponta como promessa do surfe brasileiro.
Jadson André e Cauã Costa, veterano e promessa do surfe, disputarão QS da WSL em Fortaleza (CE)
Jadson André e Cauã Costa, veterano e promessa do surfe, disputarão QS da WSL em Fortaleza (CE)
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), recebe os últimos preparativos para sediar, a partir desta sexta-feira, 12, a última etapa do Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL) de 2025. Com 2.000 pontos para o ranking sul-americano do QS em jogo, alguns dos principais nomes do cenário continental do surfe se enfrentam entre sexta e domingo, 14, na orla cearense. 

Entre os talentos que competirão  no mar em Fortaleza, dois nomes se destacam nas baterias: Jadson André, campeão da última etapa do QS na Praia d'Ulé, em Guarapari (ES), e Cauã Costa, surfista cearense eleito embaixador da etapa. 

Publicidade

Natural de Natal (RN), Jadson é um dos brasileiros veteranos da WSL e briga por um espaço no Challenger Series (CS), a divisão de acesso ao Championship Tour (CT), a elite do surfe mundial. Atualmente, Jadson é o dono da 11ª colocação no ranking do QS, com 8.584 pontos.  

No fim de novembro, o potiguar quebrou um jejum de seis anos na WSL ao vencer a primeira etapa da história da liga no Espírito Santo. Na ocasião, contou com a experiência para bater a promessa Rodrigo Saldanha, que fez a sua primeira final entre os profissionais. 

"Toda competição que me inscrevo, ainda mais a essa altura da minha carreira, eu vou para ganhar", celebrou. "Espero que isso não soe arrogante, mas já tenho 35 anos e fiquei mais de uma década entre os vinte melhores do mundo. Tenho uma carreira bacana", declarou ao Terra.

Já Cauã Costa é considerado uma das promessas do surfe brasileiro. Aos 22 anos, é bicampeão sul-americano Pro Junior da WSL e já alcançou resultados expressivos contra nomes relevantes da modalidade. Atualmente, ocupa a 18ª colocação do ranking, com 6.040 pontos. 

Publicidade

Na atual temporada, seu melhor resultado foi a 5ª colocação no Layback Pro Prainha, no Rio de Janeiro. O pico carioca, inclusive, é onde Costa atingiu seus melhores resultados no QS, tendo vencido as etapas realizadas no local em 2023 e 2024. 

Já na etapa da Praia do Futuro -- que volta a receber um evento da WSL após 26 anos -- Costa foi escolhido como embaixador: "O campeonato vai ser irado, com muitas atrações (...) vai ser show de surfe garantido", afirmou nas redes sociais.

Campeão do QS da WSL em Guarapari, Jadson André celebra: ‘Se me inscrevo, é para ganhar’
Video Player
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações