Praia do Futuro, em Fortaleza, encerra jejum de 26 anos e volta a sediar QS da WSL; relembre

Litoral cearense recebe, até domingo, 14, a última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe de 2025

12 dez 2025 - 04h59
Resumo
A Praia do Futuro, em Fortaleza, volta a sediar, após 26 anos, uma etapa do Qualifying Series da WSL, entre os dias 12 e 14 de dezembro, como parte do Circuito Banco do Brasil de Surfe de 2025.
Praia do Futuro, em Fortaleza (CE) volta a receber QS da WSL após 26 anos
Praia do Futuro, em Fortaleza (CE) volta a receber QS da WSL após 26 anos
Foto: Sergio Cavalcante/Surf Forecast

A Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), encerra um jejum de 26 anos e volta a receber, a partir desta sexta-feira, 12, uma etapa do Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL) em 2025. O evento, que confcede 2.000 pontos no ranking sul-americano, prestigia um dos mais tradicionais picos de surfe do litoral nordestino. 

O último evento da liga realizado na Praia do Futuro ocorreu em 1999, em uma etapa do então World Qualifying Series (WQS), divisão que dava acesso à elite do surfe mundial. 

Publicidade

Na época, as etapas do WQS variavam de 1 a 6 estrelas, e o evento sediado na Praia do Futuro foi uma prova de 3 estrelas. Na ocasião, o campeão foi o catarinense Percy 'Neco' Paradatz, enquanto o potiguar Marcelo Nunes ficou com o 2º lugar. 

Anos depois, o WQS passou a se chamar apenas QS e passou a ganhar divisão regional, concentrando os surfistas que buscam acesso ao CS, divisão que leva ao Championship Tour, o campeonato mundial.

Apesar da ausência de mais de duas décadas de eventos da WSL na Praia do Futuro, o pico é um dos mais reconhecidos no litoral nordestino, com valas cheias e manobráveis, além de contar com uma correnteza que atrapalha a vida dos iniciantes. As ondas dificilmente ultrapassam 1 metro. 

O local, por sua vez, tem esse nome desde a década de 1960, período em que, ainda com pouco movimento, passou a ser objeto de desenvolvimento local e reconhecido como um 'novo bairro' em Fortaleza. 

Publicidade

A etapa é também a 18ª do Circuito Banco do Brasil de Surfe em quatro anos, que agora desembarca na 12ª cidade. Antes, passou por São Sebastião (SP), Garopaba (SC), Natal (RN), Salvador (BA), Saquarema (RJ), Imbituba (SC), Ubatuba (SP), Marechal Deodoro (AL), Praia da Grama (SP), Torres (RS) e Guarapari (ES). 

Confira a programação do QS da WSL na Praia do Futuro

A etapa será marcada por uma bateria especial que reunirá grandes nomes, não só do surfe, mas também do skate e celebridades. No dia de abertura, na sexta-feira, os convidados vão se apresentar, amigavelmente, por 40 minutos. Entre as presenças VIPs estão Bob Burnquist, Rayssa Leal, Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Isaquias Queiroz, Augusto Akio, L7NNON, entre outros. 

Nas disputas entre os profissionais, a tendência é que o público acompanhe um show de aéreos proporcionados pelos surfistas. Destaques para Weslley Dantas, líder do QS sul-americano, o experiente Jadson André, vencedor da última etapa em Guarapari-ES, em novembro, e Mateus Herdy. 

Cauã Costa, 18º colocado no ranking e natural de Fortaleza, foi nomeado como o embaixador da etapa. "O campeonato vai ser irado, com muitas atrações (...) vai ser show de surfe garantido", afirmou ele nas redes sociais.

Publicidade

Com o intuito de fomentar não só a competição dentro do mar, o evento promovido pela WSL também contará com ações de sustentabilidade, a fim de proporcionar um legado de forma educativa para toda a comunidade local. O campeonato terá transmissão ao vivo pelo site do Terra a partir de sexta-feira, 12.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se