Algoz do São Paulo no comando e inspiração japonesa: conheça o Primavera, debutante no Paulistão

Clube aposta em novos nomes no elenco, modernização do estádio e iniciativa de conscientização ambiental

7 fev 2026 - 12h11
(atualizado às 12h11)

Estreante na Série A1 do Campeonato Paulista em 2026, o Primavera de Indaiatuba vive a temporada mais importante de seus 99 anos de história. Fundado em 1927, o clube do interior debutante na elite do estadual continua firme na disputa por uma das vagas na próxima fase do campeonato.

Publicidade

Conhecido como "Fantasma de Indaiatuba", sob o comando de Rafael Marques, ex-jogador do Palmeiras, o Primavera iniciou sua trajetória na A1 com o pé direito. Após um empate fora de casa na estreia, a equipe de Indaiatuba venceu a sensação do futebol brasileiro, Mirassol, por 3 a 1 no primeiro jogo em casa na elite do Paulistão.

Rafael Marques foi uma das referências do Palmeiras no início da chamada "era Crefisa". Atacante, ele marcou três gols contra o São Paulo em clássicos em 2015.

Depois disso, porém, somou apenas uma vitória em quatro partidas. A partida contra o São Paulo, agendada para este sábado, às 20h30, no MorumBis, marca o primeiro encontro entre as equipes em qualquer competição.

Com ambos empatados na tabela de classificação, com sete pontos conquistados após seis rodadas, o duelo é decisivo para seguir na briga por vaga na próxima fase e, ao mesmo tempo, aumentar a distância para a zona de rebaixamento do Paulistão.

Publicidade

Por quase 70 anos, com alguns hiatos, o Primavera teve um escudo muito parecido com o do São Paulo. A única diferença notável entre eles estava nas inscrições "SPFC" e "ECP". Em 2010, o clube de Indaiatuba fez uma alteração significativa, mas ainda manteve o formato semelhante. Já em 2024, a marca foi completamente repaginada e ganhou novos contornos.

O elenco do Primavera reúne nomes conhecidos do futebol nacional. Entre eles está Yuri Lima, ex-marido da cantora Iza, com passagens por Santos, Fluminense e Mirassol. No entanto, problemas físicos impediram que o jogador fizesse sua estreia até agora.

Outra figura marcante é o jogador Paulo Baya, que integrou o elenco semifinalista Mundial de Clubes em 2025 jogando pelo Fluminense. O atleta retornou ao Primavera para a disputa do Paulistão.

Desde a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), em 2022, o Primavera passa por um processo de modernização estrutural. O Estádio Ítalo Mário Limongi passou por uma ampliação para receber até 10 mil torcedores, além da instalação de um novo sistema de iluminação e da adoção de um gramado de padrão utilizado em competições internacionais.

Publicidade

Inspirado na conduta dos torcedores japoneses durante a Copa do Mundo de 2014, que recolhiam o lixo após os jogos, o Primavera lançou um projeto que busca incentivar os próprios torcedores do time de Indaiatuba a manterem o estádio limpo.

Durante as partidas no Estádio Ítalo Mário Limongi, é distribuído um kit contendo um saco de lixo vermelho para os torcedores, como forma de estimular a limpeza das instalações.

"Pensamos em uma ação com o objetivo de posicionar o Primavera como referência também fora de campo. Desenvolver uma ação de conscientização ambiental transforma o estádio em um ambiente de impacto e um exemplo para outras equipes", afirma Mauro Silveira, diretor-executivo da patrocinadora do clube que dá apoio à medida.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se