O Santos foi condenado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) em razão de uma dívida referente à contratação do zagueiro João Basso e pode sofrer um novo transfer ban imposto pela Fifa. A informação foi divulgada pelo ge.
De acordo com a publicação, o Alvinegro Praiano tem até 45 dias para quitar o débito, no valor aproximado de 2,6 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões na cotação atual), ao Arouca, de Portugal, clube pelo qual o defensor atuou em 116 partidas entre 2019 e 2023.
A decisão não cabe recurso ao Santos e, caso a dívida não seja paga dentro do prazo estipulado, o clube paulista poderá sofrer um novo transfer ban pela Fifa.
João Basso foi contratado pelo Peixe em julho de 2023 e tem contrato válido até dezembro de 2026. Até o momento, soma 34 jogos com a camisa da equipe.
Em 2024, o Santos já havia sido punido com transfer ban em duas ocasiões. No início daquela temporada, foi condenado por uma dívida com o ex-treinador argentino Fabián Bustos. Posteriormente, sofreu nova punição por pendências financeiras com Lucas Ochandorena, auxiliar-técnico do treinador.
O Esporte News Mundo entrou em contato com a assessoria de imprensa do Santos e aguarda retorno.