O Santos terá baixas importantes para o confronto contra o Athletico, marcado para esta quinta-feira (12), na Arena da Baixada, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o jornalista Lucas Musetti, além de Neymar, o técnico Juan Pablo Vojvoda também não poderá contar com Gabigol, que, assim como o camisa 10, não viaja para Curitiba. A ausência da dupla já estava praticamente definida e foi confirmada nesta semana.
No caso de Neymar, a decisão passa diretamente por seu estafe pessoal e pelo departamento médico do clube, que entendem que o atacante deve ser preservado por conta do gramado sintético do estádio do Athletico, medida adotada como precaução no processo de retorno aos gramados após cirurgia no joelho esquerdo.
O craque não atua desde 7 de dezembro de 2025, quando enfrentou o Cruzeiro, na última rodada do Brasileirão passado.
A expectativa é que Neymar volte a ganhar minutos no domingo, contra o Velo Clube, na Vila Belmiro, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, em partida decisiva para a classificação santista às quartas de final.
Assim como Neymar, Gabigol, crítico dos campos artificiais, também será desfalque em Curitiba. O atacante já havia sido preservado de outra partida fora de casa pelo mesmo motivo, na estreia do Brasileirão, diante da Chapecoense, em Chapecó. A curta pré-temporada e a sequência intensa de jogos levaram a comissão técnica a adotar cautela com o camisa 9.
Lista de relacionados e outros desfalques
Para o duelo contra o Athletico, Vojvoda relacionou 25 jogadores, inclusive Moisés, apesar de o atacante ainda não estar regularizado. O Santos acredita que conseguirá inscrevê-lo no BID a tempo e, por isso, convocou um atleta a mais.
Entre as boas notícias, João Basso se recuperou rapidamente de problema físico e viaja, assim como Gustavo Henrique. Mateus Xavier também retorna à relação.
Por outro lado, além de Neymar e Gabigol, o Peixe terá as ausências de Adonis Frias, Zé Rafael, Willian Arão e Tiquinho. Já Alexis Duarte, JP Chermont, Nadson e Tiquinho ficaram fora por opção técnica.
Jogadores relacionados do Santos
Goleiros: Gabriel Brazão, Diógenes e João Pedro
Laterais: Igor Vinicius, Mayke, Escobar e Vinicius Lira
Zagueiros: Zé Ivaldo, Luan Peres, João Basso e João Ananias
Volantes: João Schmidt, Tomás Rincón e Gustavo Henrique
Meias ofensivos: Gabriel Bontempo, Gabriel Menino, Miguelito e Rollheiser
Atacantes: Barreal, Rony, Moisés, Mateus Xavier, Robinho Jr, Thaciano e Lautaro Díaz