Porto Alegre recebe Encontro Nacional do Futebol Feminino na Arena do Grêmio

Evento reúne dirigentes, atletas e profissionais para discutir gestão, mercado e preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027

22 set 2026 - 10h07
Resumo
A Arena do Grêmio, em Porto Alegre, sedia nesta quinta e sexta-feira o Encontro Nacional do Futebol Feminino. O evento reúne atletas, dirigentes e poder público para debater gestão, mercado, categorias de base e a ampliação da liderança feminina no esporte. Com foco em fortalecer o ecossistema da modalidade, o encontro também dá início ao planejamento estratégico para a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027, na qual a capital gaúcha atuará como uma das cidades-sede.

Porto Alegre recebe nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25) o Encontro Nacional do Futebol Feminino (ENFF), na Arena do Grêmio. O evento reúne dirigentes, atletas, ex-atletas, profissionais do esporte e representantes do poder público para discutir os desafios e as oportunidades de crescimento da modalidade no Brasil.

Foto: Grêmio/Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A programação aborda temas como gestão esportiva, novas oportunidades de mercado, políticas públicas, formação de atletas e o papel da mídia no desenvolvimento do futebol feminino. O encontro também marca o início do ciclo estratégico para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 no Rio Grande do Sul. Porto Alegre será uma das cidades-sede da competição.

Publicidade

Entre os objetivos do ENFF estão fortalecer o ecossistema do futebol feminino, aproximar marcas e profissionais e ampliar a participação de mulheres em posições de liderança em um mercado historicamente dominado por homens.

No primeiro dia, os debates incluem a visão dos clubes sobre o futebol feminino, os desafios de infraestrutura, o legado das cidades-sede da Copa de 2027, modelos de gestão em federações e o potencial comercial da modalidade. A programação termina com uma conferência sobre construção de valor de marca no futebol feminino.

Na sexta-feira (25), os painéis terão como foco a gestão esportiva, a formação de atletas nas categorias de base, a atuação da mídia e do poder público e o surgimento de novas profissões ligadas ao futebol feminino. O encerramento terá a elaboração coletiva de diretrizes e a leitura de um manifesto.

Entre os participantes estão a secretária extraordinária da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, Débora Garcia, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Susana Kakuta. As duas participam juntas de um painel às 9h45 de quinta-feira. Também estão previstos representantes da dupla Gre-Nal, pioneiras do futebol feminino dos anos 1980 e a ex-atleta Duda Luizelli.

Publicidade

O encontro tem apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 (Secopa), do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Banco de Alimentos. A realização é da Pontuar Esportes e da Hubner Sport & Marketing.

A programação completa do Encontro Nacional do Futebol Feminino está disponível no documento oficial divulgado pela Prefeitura de Porto Alegre.

Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações