A Polônia venceu a Suíça por 2 a 1 na final da United Cup neste domingo e eliminou a dor das derrotas na rodada do título nas duas edições anteriores, garantindo o tão esperado primeiro triunfo na competição de equipes mistas que abre a temporada.
Hubert Hurkacz continuou seu ressurgimento em seu primeiro evento de volta depois de quase sete meses de licença por lesão, vencendo o veterano Stan Wawrinka por 6-3 3-6 6-3 e empatando o confronto em 1-1, depois que Iga Swiatek perdeu por 3-6 6-0 6-3 para uma inspirada Belinda Bencic.
A dupla mista Katarzyna Kawa e Jan Zielinski derrotou Bencic e Jakub Paul por 6-4 6-3 na partida decisiva, provocando cenas de alegria em Sydney, onde a Polônia finalmente transformou seu domínio em título.
"Finalmente conseguimos. Foi a terceira vez que tivemos sorte", disse Swiatek.
"Trabalhamos muito... Quero agradecer à equipe. Este ano foi um grande esforço de equipe, eu realmente senti o apoio. Mesmo que meus desempenhos individuais não tenham sido perfeitos, vocês me animaram e todos acreditaram até o fim."
A vitória encerrou uma excelente campanha da Polônia, que derrotou os Estados Unidos, campeões do ano passado, nas semifinais, e preparou Hurkacz para levar o ímpeto para sua campanha de simples no Aberto da Austrália, que começa em 18 de janeiro.