Perto de título, Medina almeja virar “Guga e Senna” do surfe

7 nov 2014 - 11h23
(atualizado em 2/12/2014 às 16h31)
Medina sonha virar um Guga ou um Senna do surfe brasileiro
Video Player

Atual líder do Campeonato Mundial de Surfe (WCT), Gabriel Medina está cada vez mais próximo de conquistar o primeiro título mundial para o Brasil no esporte. Faltando apenas uma etapa para o fim da temporada, que será realizada no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro, o brasileiro acredita que sua inédita conquista, se vier, o fará começar a ser comparado com Gustavo Kuerten, Bob Burnquist e até mesmo Ayrton Senna, ídolos máximos dos torcedores em suas respectivas modalidades.

Publicidade

Quando perguntado se o título mundial daria a ele a oportunidade de começar a ser comparado com esses atletas, Gabriel não hesitou. “Com certeza. O Bob, o Guga e até mesmo o Ayrton Senna foram caras que viraram lendas pelo que fizeram, e quero sim ser lembrado assim. Quero ser o primeiro brasileiro campeão e isso pode fazer o surfe se tornar um esporte mais popular, criando interesse e fazendo as pessoas praticarem mais, como eles fizeram. Sonho um dia em ser como esses caras”, afirmou em entrevista exclusiva ao Terra durante o anúncio da Samsung como sua nova patrocinadora.

Além de ter uma base muito parecida, o skate brasileiro já passou pela atual fase que vive o surfe no País, e Medina tem bons motivos para se espelhar no esporte “irmão”. Hoje, com grande contribuição de Bob Burnquist, a modalidade ganhou uma divulgação muito maior, inclusive com torneios sendo transmitidos na televisão aberta. Em 1995, Bob foi o primeiro skatista brasileiro a vencer uma etapa do campeonato mundial de vertical e é o maior medalhista da história dos X Games.

Medina acredita que o surfe crescerá muito no Brasil e, além de compará-lo com o skate e o tênis, o brasileiro crê que a modalidade pode seguir os passos de outro esporte que obteve um sucesso recente: o MMA. “O MMA era muito pequeno e, devido aos títulos do País, com Anderson Silva, José Aldo, cresceu muito. Acho que qualquer esporte é assim, quando você representa uma bandeira, e você é o melhor no que faz, acho que todo mundo dá valor. Acredito que o surfe pode seguir esse caminho, temos possibilidade. Já podemos ver que o surfe aumentou muito esse ano e, com o título, só tende aumentar mais”, finalizou.

O QUE GABRIEL MEDINA PRECISA PARA SER CAMPEÃO

- Se terminar em 25º ou 13º, ou seja, ser eliminado na segunda ou terceira fase no Havaí

- Torcer para Kelly Slater não vencer a etapa, e Mick Fanning não chegar às semifinais; caso Fanning caia nas quartas, os dois farão uma bateria homem a homem para desempatar

- Se terminar em 9º, ou seja, perder na quinta fase

- Torcer para Fanning não chegar à final

- Se ficar em 5º ou 3º, ou seja, cair nas quartas ou na semifinal

- Torcer para Mick Fanning não vencer a etapa
- Se chegar à final, conquista o título, independentemente do resultado de Fanning

*O repórter viajou a convite da Samsung

Publicidade
Fonte: Terra
TAGS
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações