As redes sociais estão cada vez mais presentes nas realidades dos clubes de futebol. O IBOPE Repucom ranqueou os clubes brasileiros de acordo com a interatividade de sua torcida com as respectivas redes sociais. Flamengo e Corinthians lideram o ranking e são os únicos clubes a atingirem a marca de 20 milhões de inscritos. Com 189 mil novos inscritos, o Corinthians se aproximou do líder Flamengo.
1 de 16
Ranking digital dos clubes brasileiros
Foto: Divulgação
2 de 16
1. Flamengo: 20.182.576 inscritos no total. Facebook: 11.559.419, Twitter: 5.275.773; Instagram: 2.476.528 e Youtube: 870.847
Foto: Gilvan de Souza / Fla1
3 de 16
2. Corinthians: 20.090.909 inscritos no total. No Facebook: 11.478.742; Twitter: 5.841.662; Instagram: 2.267.332 e no Youtube: 505.173
Foto: Luis Moura/WPP/Lancepress!
4 de 16
3. São Paulo: 12.976. 909 inscritos no total. No Facebook: 6.769.010; Twitter: 4.187.392; Instagram: 1.396.367 e no Youtube: 624.144
Foto: Daniel Vorley/AGIF/Lancepress!
5 de 16
4. Palmeiras: 9.096.668 inscritos no total. No Facebook: 4.271.216; Twitter: 2.990.249; Instagram: 1.076.604 e no Youtube: 758.599
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
6 de 16
5. Santos: 7.389.577 inscritos no total. No Facebook : 3.546.301; Twitter: 3.546.301; Instagram: 580.511 e no Youtube: 549.982
Foto: Ivan Stori/Santos FC
7 de 16
6. Grêmio: 6.759.851 inscritos no total. No Facebook: 3.037.117; Twitter: 2.616.867; Instagram: 827.167 e no Youtube: 278.700
Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
8 de 16
7. Vasco: 5.944.447 inscritos no total. No Facebook: 3.106.522; Twitter: 2.120.548; Instagram: 554.589 e no Youtube: 162.788
Foto: Paulo Fernandes/ VASCO
9 de 16
8. Chapecoense: 5.912.496 inscritos no total. No Facebook: 4.037.869; Twitter: 672.161; Instagram: 1.176.412 e no Youtube: 26.054
Foto: Divulgação
10 de 16
9. Cruzeiro: 5.697.898 inscritos no total. No Facebook: 3.020.731; Twitter: 1.952.978; Instagram: 619.403 e no Youtube: 104.786
Foto: Joao Guilherme/Raw Image
11 de 16
10. Atlético-MG: 5.555.293 inscritos no total. No Facebook: 2.938.740; Twitter: 1.992.774; Instagram: 527.648 e no Youtube: 96.131
Foto: Bruno Cantini / Attlético
12 de 16
11. Internacional: 4.422.917 inscritos no total. Facebook: 2.430.256; Twitter: 1.483.298 e no Instagram: 509.363
Foto: Ricardo Duarte/Divulgação
13 de 16
12. Fluminense: 3.059.030 inscritos no total. Facebook: 1.457.507; Twitter: 1.201.653; Instagram: 323.387 e no Youtube: 76.483
Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
14 de 16
13. Sport: 3.017.115 inscritos no total. No Facebook: 1.083.127; Twitter: 1.546.211; Instagram: 326.774 e no Youtube: 61.003.
Foto: Williams Aguiar/Divulgação Sport
15 de 16
14. Botafogo: 2.998.903 inscritos no total. No Facebook: 1.391.778; Twitter: 1.229.597; Instagram: 271.033 e no Youtube: 106.495
Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo
16 de 16
15. Bahia: 2.757.614 inscritos no total. No Facebook: 1.113.855; Twitter: 1.364.807; Instagram: 230.851 e no Youtube: 48.101
Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C. Bahia
Grêmio, Corinthians e Palmeiras registraram um crescimento expressivo em março. O clube de Porto Alegre lidera em volume de crescimento em março, com bom desempenho recente, o Grêmio teve 190 mil novos inscritos em suas contas oficias, sendo que 82% dos inscritos derivam do Instagram e Facebook. Sendo, inclusive, o clube que mais cresceu no Instagram e o segundo no Facebook, com mais de 3 milhões de curtidas em sua página oficial.
O Palmeiras, responsável pelo terceiro maior crescimento no período, com 164 mil novas inscrições, ultrapassou a marca de 9 milhões de inscritos em suas contas oficiais. O Vasco também apresentou bom crescimento, somou 88 mil novos inscritos e teve o terceiro maior crescimento no Twitter entre os clubes nacionais. Com isso, o cruzmaltino assumiu a sétima posição no ranking nacional e se consolidou como a segunda maior base digital entre os clubes cariocas.
O Atlético Mineiro foi o líder em crescimento no Facebook no período, somando novos 92 mil inscritos. Com este resultado, o Galo - atualmente na décima posição - viu a diferença para o rival e nono colocado Cruzeiro cair um terço e atingir 142 mil inscrições.
Um destaque negativo foi com a Chapecoense. O clube catarinense registrou o terceiro mês de quedas seguidas, com a perda de 47 mil inscritos desde o levantamento de janeiro deste ano. Os dez primeiros clubes do ranking somaram mais de 1,1 milhão de novos inscritos, somando 78% do total das novas adesões no período.
A Corinthians TV também alcançou a importante marca de meio milhão de inscritos e se junta aos canais oficiais de Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Santos como os únicos com mais de 500 mil inscritos no YouTube. A Palmeiras TV conta com cerca de 760 mil inscritos no YouTube, sendo a segunda maior conta na plataforma entre os clubes nacionais.
Os 15 primeiros:
1. Flamengo - 20.182.567
2. Corinthians - 20.090.909
3. São Paulo - 12.976.913
4. Palmeiras - 9.096.668
5. Santos - 7.389.577
6. Grêmio - 6.759.851
7. Vasco - 5.944.447
8. Chapecoense - 5.912.496
9. Cruzeiro - 5.697.898
10. Atlético-MG - 5.555.293
11. Internacional - 4.422.917
12. Fluminense - 3.059.030
13. Sport - 3.017.115
14. Botafogo - 2.998.90315. Bahia -2.757.614
Aos 40 anos, Formiga volta a campo pela Seleção Brasileira
Video Player