Após confusão, Valdivia isenta organizada: nunca tive problema

8 mar 2013 - 21h49
(atualizado às 21h53)
<p>Chileno diz ter sido provocado por membro de organizada em aquecimento na Argentina</p>
Chileno diz ter sido provocado por membro de organizada em aquecimento na Argentina
Foto: AFP

O meia Valdivia, do Palmeiras, chegou à sala de imprensa da Academia de Futebol (centro de treinamentos do clube) para conceder entrevista coletiva no fim da tarde desta sexta-feira. Por volta das 18h30, sentou-se diante dos jornalistas presentes e falou por cerca de 40 minutos – principalmente a respeito do incidente envolvendo a delegação palmeirense e a Mancha Alviverde (uma das organizadas da equipe) em Buenos Aires, no retorno ao Brasil após a derrota por 1 a 0 para o Tigre na Copa Libertadores da América. No entanto, durante boa parte do pronunciamento, o discurso pausado do meia evitou críticas à organizada da equipe, concentrando todas sobre um torcedor específico da facção.

“Quando eu entrei no campo para o aquecimento, eu já logo fui xingado por um torcedor. Ele já sabe quem é, acho que vocês (jornalistas) sabem quem é. Ouvi só a voz dele. Cometi um erro ao responder a esse torcedor, e acho que, nesse momento, os outros torcedores que estavam ali acharam - tenho certeza, pelo que aconteceu no dia seguinte - que foi generalizado”, disse Valdivia nesta sexta-feira, em longo pronunciamento.

Publicidade

O torcedor em questão é Wellington Oliveira Almeida, 30 anos, membro da Mancha Alviverde. Com cinco boletins de ocorrência entre 2009 e 2010, Wellington – conhecido como “Zeca Urubu” – foi também o pivô de agressões contra jogadores do clube, como João Vítor e Fabinho Capixaba. A resposta citada por ele após a provocação foi um gesto obsceno do gramado para o torcedor. No discurso, porém, Valdivia afirmou não ter problemas com a Mancha Alviverde, e concentrou suas diferenças sobre Zeca Urubu.

“Fui muitas vezes hostilizado, xingado, vaiado por torcedores da Mancha Verde em vários jogos, e nunca - mesmo jogando - nunca respondi, nunca fiz nenhuma declaração contra eles. Vocês (jornalistas) são testemunhas disso”, disse Valdivia, garantindo ter apoio da torcida do Palmeiras – não só da organizada em geral.

“Sou muito grato a toda torcida do Palmeiras. A torcida do Palmeiras não é só a Mancha. São 13 milhões de torcedores. Esse torcedor continua me apoiando. Fui muitas vezes, e vou continuar sendo xingado por outras torcidas, do São Paulo, do Corinthians, quando a gente vai jogar o (Campeonato) Paulista no interior. Sempre fui xingado. Meu problema não foi contra a torcida Mancha Verde. Foi com uma pessoa que começou a me xingar assim que pisei no campo. Cometi o erro de responder com gestos. Mas quero deixar bem claro que não é contra a torcida Mancha Verde por todos aqueles acontecimentos”, disse.

Apesar do retrospecto de Zeca Urubu com os jogadores, o integrante da Mancha Alviverde não teria se envolvido na confusão no Aeroporto Aeropark, de Bueno Aires. Integrantes da facção teria tentado atingir o chileno, mas a xícara arremessada acertou o goleiro Fernando Prass. Entretanto, mesmo alvo da agressão, Valdivia diz que pretende responder às cobranças no campo, e descartou um ação judicial contra Zeca Urubu ou contra a organizada.

Publicidade

“Eu nem tive uma briga com ele no nível de soco. Teve jogador que teve problema assim e não aconteceu nada. Acho que a melhor resposta é dentro de campo. É isso que o torcedor quer, uma resposta dentro de campo, focando nos treinos. O torcedor fica bravo quando você perde um jogo e vai para a balada. É isso que eu levo mais em consideração do que acionar ele legalmente. A gente tem um torcedor dentro e sabe como é que é”, afirmou, descartando uma resposta ao grupo e se concentrando apenas no torcedor que o ofendeu na entrada do gramado.

“Se eu encontrasse eles? É difícil... Para eles, também é difícil. Se eles já não gostam de mim, imagina agora. É pior. Não tem por quê. Para o outro torcedor (Zeca Urubu), eu sim falaria: estou aqui forte, firme, e vou continuar nessa pegada forte e firme. Quando a gente estava vindo do aeroporto, teve um repórter que falou que, quando eu saí do campo, eu estava sendo elogiada, apoiado, e que por causa desse apoio, eu respondi com gestos (obscenos). É meio estranho. Para esse torcedor, eu falaria que estou firme e forte.”

Torcedor desmente

Procurado pela imprensa, o torcedor desmentiu as acusações de Valdivia. Zeca Urubu confirmou presença na partida diante do Tigre, mas negou ter ofendido o meia.

"Não fiz nada, não xinguei, não agredi em nenhum momento. Não tenho problema pessoal nenhum com o Valdivia. Se tem gente que xingou, eu não ouvi, mas também não é problema meu", isentou-se o torcedor, chamando o camisa 10 para resolver as diferenças pessoalmente.

Publicidade

"Se ele acha que o problema é comigo, que venha falar isso com distância de menos de 5 m. Não tem nada que ficar falando isso para a imprensa. Não tenho nada contra ele", completou.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações