O britânico Lando Norris, da McLaren, liderou o primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1, no circuito de Yas Marina, em uma sessão recheada de novatos nesta sexta-feira (5).
O líder do campeonato anotou um tempo de 1m24s485 em sua melhor volta, apenas oito milésimos à frente de seu grande rival na briga pelo título, Max Verstappen (Red Bull).
O top 10 ainda teve Charles Leclerc (Ferrari), Kimi Antonelli (Mercedes), Nico Hulkenberg (Sauber), George Russell (Mercedes), Gabriel Bortoleto (Sauber), Oliver Bearman (Haas), Carlos Sainz (Williams) e Franco Colapinto (Alpine).
Oscar Piastri (McLaren), terceiro colocado no Mundial e que também está na disputa pela taça, não participou do TL1 devido à exigência da F1 de que cada piloto do grid ceda seu carro duas vezes por ano para um novato em treinos livres.
O australiano foi substituído por Pato O'Ward, que acabou na 14ª colocação. Ao todo, nove novatos participaram da sessão, incluindo o britânico Arvid Lindblad (15º), que correrá na Racing Bulls na próxima temporada e assumiu a Red Bull de Yuki Tsunoda, e o monegasco Arthur Leclerc (16º), irmão de Charles Leclerc e que sentou na Ferrari de Lewis Hamilton.
O campeonato tem Norris na liderança, com 408 pontos, seguido de Verstappen, com 396, e Piastri, com 392. Para ser campeão independentemente dos seus adversários, o britânico precisa apenas chegar ao pódio em Abu Dhabi. .