Centenário e com mais de 500 jogos, Náutico e Sport se preparam mais um grande clássico pela frente. No domingo, 18 de janeiro, os clubes se enfrentam nos Aflitos, às 18h, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano. O primeiro duelo entre as equipes foi disputado em 1909, porém, só recebeu a alcunha de "Clássico dos Clássicos" em 1940 por um extinto jornal pernambucano.
O nome de Clássico dos Clássicos surgiu em 1940, pela última rodada do estadual, quando o Jornal Pequeno, tradicional e extinto do Recife, chamou a partida desta forma: "O jogo que vão realizar, amanhã, à tarde, no estádio da Ilha do Retiro, as equipes do Náutico e do Esporte, é dos mais tradicionais da capital. Podemos dizer que se trata do primeiro clássico do futebol pernambucano".
Vale lembrar que, o Diário de Pernambuco, em 1945, tambem utiliou a alcunha que é conhecida até hoje para o duelo entre o Timbu e Leão.
"A cidade esportiva está em festa! A realização, amanhã, do Clássico dos Clássicos. No monumental estádio da Ilha do Retiro será jogada amanhã o último Náutico x Esporte da temporada, que promete constituir um espetáculo empolgante. Em todos os tempos alvirrubros e rubro-negros se defrontaram com admirável galhardia, lutando bravamente, sem esquecer o espírito de cavalheirismo aos jogos esportivos", Diário de Pernambuco.
O intuito era dar um nome original para a partida entre Náutico x Sport, pois, antes, no início da vida deste duelo, algumas alcunhas de fora eram usadas, como: "Fla-Flu pernambucano".
Histórico geral
De acordo com sites de pesquisa, Timbu e Leão já se enfrentaram em 571 oportunidades, onde o rubro-negro conquistou 219 vitórias, o alvirrubro saiu vitorioso em 189 partidas e ainda houveram 164 empates.
Se o recorte do história for válido apenas para duelos pelo Campeonato Pernambucano, são 418 jogos, com 139 vitórias do Timbu, 112 empates e 158 triunfos do Leão.
Decidiram título pernambucano em 2026
Nesta temporada, as equipes foram as melhores na fase de grupos e, mantendo a constância, se enfrentaram na grande final do Campeonato Estadual. Na primeira partida, disputada na Ilha do Retiro, o placar terminou empatada em 3 a 3. No entanto, na volta, nos Aflitos lotado, o Leão se consagrou campeão após sair vencedor com um sonoro 3 a 0 no marcador.
Reencontro em competições nacionais
Neste ano, pela primeira vez desde 2022, os clubes voltam a se enfrentar além do Campeonato Pernambucano, os dois times também estão presentes no Campeonato Brasileiro da Série B.
Desta forma, no mínimo, Náutico e Sport vão duelar cinco vezes no decorrer do ano. Três pelo Pernambucano e duas na Série B, com jogos de ida e volta.