O GP de Doha foi apenas a segunda prova de Pedro Acosta no Mundial de Motovelocidade, mas o novato andou como um veterano em Losail. Saindo dos boxes, após ser punido pelos comissários, o espanhol fez uma pilotagem irretocável, assumiu a liderança na última volta e superou Darryn Binder no detalhe para conquistar a primeira vitória.
Niccolò Antonelli fechou o pódio na terceira posição. Andrea Migno ficou em quarto, com Kaito Toba, Izan Guevara, Ayumu Sasaki, Ryusei Yamanaka, Jaume Masià e Romano Fenati fechando o top-10 no GP de Doha.
A prova foi marcada por muitas ultrapassagens, especialmente pela liderança, e alguns acidentes nos momentos finais. O que mais chamou a atenção foi entre Jeremy Alcoba e John McPhee nas voltas finais, causando até uma pequena briga na área de escape.
Com o resultado em Doha, Acosta chegou aos 45 pontos e assumiu a liderança do Mundial com nove de frente para Binder. Masià é o terceiro na tabela, seguido por Antonelli, Guevara, Toba, Rodrigo, Garcia, Migno e Suzuki. A KTM lidera o Mundial de Construtores, enquanto a Red Bull KTM Ajo tem a liderança do Mundial de Equipes.
A Moto3 retorna às pistas em 18 de abril para o GP de Portugal, em Portimão, terceira etapa da temporada 2021 do Mundial de Motovelocidade.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.
Saiba como foi o GP de Doha de Moto3:
Ainda no fim da tarde deste domingo (4), a Moto3 alinhou no grid de Doha com temperaturas elevadas. Os termômetros mediam 24°C no ambiente, com o asfalto chegando a 29°C. O vento também soprava forte, a 21 km/h.
No grid, todos os pilotos optaram pelo pneu dianteiro M da Dunlop, a versão mais resistente disponível. Na traseira, a maioria calçou o H1, mas Darryn Binder, John McPhee, Kaito Toba e Romano Fenati foram com o calçado mais macio, o S2.
Na corrida deste domingo, sete pilotos largaram do pit-lane por conta de uma punição aplicada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) por direção perigosa ainda nos treinos de sexta-feira. A ordem de partida foi definida pelo treino de classificação, então, pela ordem: Sergio Garcia, Pedro Acosta, Romano Fenati, Stefano Nepa, Dennis Foggia, Riccardo Rossi e Deniz Öncü.
Quando as luzes se apagaram na reta de Losail, o pole Jaume Masià não conseguiu manter a ponta e foi superado por Gabriel Rodrigo, Tatsuki Suzuki e Darryn Binder. Ainda no início da primeira volta, o sul-africano saltou para a liderança, seguido por Rodrigo, Suzuki, Masià, Andrea Migno e Xavier Artigas.
Suzuki conseguiu pular para o comando pouco depois, mas foi rapidamente superado por Kaito Toba. Binder respondeu rápido, se instalando em segundo. Artigas, por sua vez, começou a cumprir a pena por ter provocado um acidente na semana passada: o piloto tinha que completar duas vezes a punição da volta longa.
Na volta 3, Binder aproveitou o vácuo para retomar a liderança, com Rodrigo ficando com o segundo posto. Logo, porém, Toba e Filip Salac passaram Gabriel, que caiu para quarto, seguido por Suzuki, Antonelli, Migno e Masià.
Como sempre acontece, o pelotão da frente viu uma série de mudanças de posição. Na volta 4, Salac aproveitou o vácuo para tomar a frente na curva 1, mas logo deu lugar a Suzuki. O piloto da Snipers não entregou os pontos e retomou a liderança metros depois.
Tatsuki aproveitou os metros finais para voltar para a primeira posição, mas tampouco conseguiu ficar lá por muito tempo, já que Rodrigo, Migno, Masià e Binder passaram para formar o top-4.
A briga pela ponta seguiu intensa. Mesmo depois de um lance muito próximo com Salac, Binder conseguiu avançar para retomar a liderança do GP de Doha, com Migno aparecendo para ficar na segunda colocação, à frente do companheiro de Snipers. Masià passou Rodrigo e era agora o quarto, com Adrián Fernández aparecendo em sexto.
Salac e Migno partiram juntos para o ataque. Filip se instalou na ponta brevemente, mas logo foi destronado pelo companheiro de equipe. Toba subiu para segundo pouco depois, escoltado por Masià, Fernández, Binder e Ayumu Sasaki.
Com 12 voltas para o fim da corrida, Migno chegou a abrir quase 0s3 de frente, mas a diferença em relação a Toba caiu rapidamente. O primeiro pelotão seguia com 19 pilotos.
Migno resistiu por um tempo ao ataque, mas, com dez voltas para o fim, Binder apareceu de volta na cabeça da corrida, agora à frente de Salac, Rodrigo e Andrea. Toba caiu para quinto, seguido por Masià, John McPhee e Jeremy Alcoba.
Salac aproveitou o vácuo e voltou à primeira posição, seguido por Binder, Rodrigo, Toba, McPhee, Alcoba e Migno. Darryn logo respondeu, mas não conseguiu manter a posição por muito tempo. O sul-africano foi engolido por um enorme pelotão e, depois de um toque na curva 1, saiu da linha rápida e acabou despencando para 14º.
Com uma manobra por dentro em Sasaki, Alcoba assumiu a liderança. Rodrigo era o terceiro, à frente de Koba, Migno e Suzuki.
Na 12ª das 18 voltas da corrida, Migno voltou ao topo da tabela, com Rodrigo aparecendo em segundo, à frente de Toba e Alcoba. O primeiro pelotão seguia enorme, com muitas trocas de posição acontecendo.
Na mesma volta, Artigas sofreu uma queda na curva 6 depois de um contato com Carlos Tatay, a primeira da corrida, e após algum trabalho para religar a moto, voltou à pista.
Enquanto isso, Migno sustentou a liderança, mas Salac, que vinha na melhor exibição da carreira, caiu na curva 2. O tcheco não se feriu, mas não conseguiu voltar à pista.
Com seis giros para o fim, Toba retomou a liderança, seguido por Migno, Rodrigo, Binder, Alcoba, Masià e McPhee. Logo depois, Alcoba perdeu o controle da moto e caiu levando McPhee. Irritado, o escocês partiu para a agressão contra o espanhol.
Com três voltas para o final, Masià assumiu a liderança, mas não durou muito. No giro seguinte, Rodrigo subiu para a ponta. Acosta, com muita ousadia, subiu para segundo logo depois e assumiu a liderança na reta principal quando os pilotos passavam pela penúltima vez no local.
Na última volta, Masià espalhou no meio do circuito e saiu da disputa, tirando Rodrigo da briga pela vitória também. Com isso, a briga ficou entre Acosta e Binder, mas o espanhol conseguiu a vitória por poucos milésimos, a primeira do novato no Mundial de Motovelocidade.
Restando apenas cinco giros, Toba abriu quase 0s2 de margem para McPhee na liderança da corrida. Pouco depois, Alcoba perdeu o controle e caiu após tocar a traseira de Binder. A moto, então, atingiu McPhee, que caiu sem chance de defesa. O britânico perdeu a cabeça momentaneamente e partiu para cima do rival ainda na área de escape na curva 1. O incidente, claro, será avaliado pelo Painel de Comissários da FIM.
Na curva 6, mais um incidente, agora com Adrian Fernández e Carlos Tatay, que caíram, mas escaparam de maiores ferimentos.
Enquanto isso, Masià conseguiu retomar a liderança, mas acabou superado por Rodrigo pouco depois. Binder era o terceiro, seguido por Acosta e Migno.
Na abertura da volta final, Acosta, que largou do pit-lane, tomou a liderança, com Binder se instalando em segundo, à frente de Migno, Rodrigo e Masià.
Uma vez na ponta, Acosta imprimiu um ritmo muito forte para abrir vantagem e conseguir se defender dos demais. Rodrigo, por outro lado, errou e acabou caindo para 13º.
Nos metros finais, Binder ainda conseguiu encostar, mas Pedro recebeu a bandeirada 0s039 antes. Niccolò Antonelli completou o top-3.
GUIA MOTOGP 2021
Moto3 2021, GP de Doha, Losail, Corrida:
1 | P ACOSTA | Red Bull KTM Ajo | 38:22.430 | 18 voltas |
2 | D BINDER | SIC HONDA | +0.039 | |
3 | N ANTONELLI | Avintia KTM | +0.482 | |
4 | A MIGNO | Snipers Honda | +0.514 | |
5 | K TOBA | CIP KTM | +0.651 | |
6 | I GUEVARA | Aspar KTM | +0.708 | |
7 | A SASAKI | Tech3 KTM | +1.805 | |
8 | R YAMANAKA | Prüstel KTM | +1.857 | |
9 | J MASIÀ | Red Bull KTM Ajo | +1.875 | |
10 | R FENATI | MAX Husqvarna | +1.967 | |
11 | J DUPASQUIER | Prüstel KTM | +1.994 | |
12 | G RODRIGO | Gresini Honda | +2.234 | |
13 | T SUZUKI | SIC58 Honda | +2.334 | |
14 | M KOFLER | CIP KTM | +2.349 | |
15 | Y KUNII | Asia Honda | +2.360 | |
16 | S NEPA | BOE KTM | +5.459 | |
17 | D FOGGIA | Leopard Honda | +11.152 | |
18 | D ÖNCÜ | Tech3 KTM | +11.185 | |
19 | R ROSSI | BOE KTM | +16.096 | |
20 | L FELLON | SIC58 Honda | +17.230 | |
21 | C TATAY | Avintia KTM | +18.580 | |
22 | A FARID IZDIHAR | Asia Honda | +25.972 | |
23 | S GARCIA | Aspar KTM | +42.085 | |
24 | A FERNÁNDEZ | MAX Husqvarna | Abandonou | |
25 | J MCPHEE | SIC HONDA | Abandonou | |
26 | J ALCOBA | Gresini Honda | Abandonou | |
27 | F SALAC | Snipers Honda | Abandonou | |
28 | X ARTIGAS | Leopard Honda | Abandonou |