URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Holanda vence muralha Ochoa com gols no fim e elimina México

29 jun 2014 - 14h57
(atualizado às 19h58)
Sneijder celebra gol de empate contra o México
Sneijder celebra gol de empate contra o México
Foto: Marcelo del Pozo / Reuters

De forma dramática, a Holanda conseguiu classificação emocionante às quartas de final da Copa do Mundo. Sem brilhar neste domingo como na primeira fase, a seleção europeia saiu atrás no placar no início do segundo tempo e era eliminada até os 42min do segundo tempo. Com dois gols em cinco minutos, os europeus superaram a “barreira” Ochoa no Castelão (CE) para virar a partida nos instantes finais e, com vitória por 2 a 1 sobre o México, avançar às quartas do Mundial.

Publicidade

Veja como foi Holanda 2 x 1 México

Os holandeses não conseguiram repetir o futebol dos três primeiros jogos, mas, assim como contra o Chile, contaram com gols no fim para saírem vitoriosos. Talvez influenciados pelo forte calor em Fortaleza, os europeus tiveram trabalho durante toda a partida e só dominaram após o primeiro gol mexicano. O goleiro Ochoa, que já havia brilhado contra o Brasil, voltou a ter grande atuação, mas desta vez não conseguiu evitar os dois gols no fim - antes, o México só havia sofrido um gol na Copa. 

Vice-campeã em 2010, a Holanda segue em busca de seu primeiro título de Copa do Mundo - tem três vice-campeonatos. Já o México amarga, incrivelmente, a sexta eliminação consecutiva nas oitavas de final do principal torneio entre seleções. A melhor classificação dos mexicanos na Copa ocorreu em 1970 e 1986, quando foram até as quartas. 

Agora, os holandeses, que continuam na rota da seleção argentina, enfrentam a Costa Rica nas quartas de final da competição. O duelo, que será disputado às 17h (de Brasília) do próximo sábado, na Fonte Nova, foi confirmado após vitória nos pênaltis dos costarriquenhos sobre os gregos. 

Publicidade

México domina Holanda confusa em campo

O forte calor das 13h em Fortaleza não foi sentido só pelos jogadores em campo. Nas arquibancadas, torcedores tentavam fugir do forte sol e se aglomeraram nos corredores do estádio. Por causa da temperatura, o confronto foi paralisado aos 30min do primeiro tempo para reidratação dos atletas no gramado.

Em campo, o México se portou melhor do que a Holanda nos primeiros 45 minutos. Mais ofensiva e com o domínio da posse de bola, a seleção da América do Norte criou boas jogadas e, na melhor delas, Herrera chutou rente ao posto holandês aos 17min. A ofensividade mexicana era parada pela defesa da Holanda, que fechou-se e buscou parar as investidas.

A seleção europeia teve trabalho na etapa inicial para encaixar o contra-ataque que havia conseguido nos duelos anteriores. O time holandês parecia confuso com substituições de Van Gaal, que, obrigado a mudar o time com lesão de De Jong, inverteu posições de jogadores. Mesmo assim, a Holanda ainda teve um pênalti negado em Robben já no fim do primeiro tempo.

Publicidade

Mexicanos saem na frente, Ochoa brilha, mas Holanda faz festa no fim

A postura ofensiva do México foi recompensada logo na volta do intervalo. Aos 2min, Giovani dos Santos  arriscou chute de fora da área no canto do goleiro holandês e abriu o palcar no Castelão. Após a inauguração do marcador, a Holanda finalmente se soltou na partida e foi para cima dos mexicanos. Aí, então, apareceu a estrela do goleiro Ochoa, que, assim como no duelo contra o Brasil pela fase de grupos, passou a brilhar em momentos-chave.

Holanda fez dois gols em cinco minutos já no fim do segundo tempo para avançar na Copa do Mundo
Foto: Mike Blake / Reuters

Primeiro, foi aos 11min. Após cobrança de escanteio de Robben, De Vrij apareceu na pequena área para chute à queima-roupa, defendido no reflexo pelo goleiro mexicano – a bola ainda chegou a tocar na trave. Pouco depois, foi a vez de Sneijder chutar, mas a bola desviou na zaga antes de sair.  

O goleio mexicano voltou a brilhar aos 29min, quando o holandês Robben, que passou a brilhar na etapa final, deixou os marcadores para trás, mas foi parado pela “muralha”. A pressão holandesa finalmente deu resultado aos 42min, quando Robben cobrou escanteio, Huntelaar ajeitou para trás e Sneijder encheu o pé para o gol, sem chances para Ochoa.

Quando a partida já se encaminhava para a prorrogação, o holandês Robben sofreu pênalti na grande área e, desta vez, a arbitragem corretamente assinalou. Na cobrança, Huntelaar chutou bem no canto e deslocou o goleiro Ochoa, dando a classificação emocionante aos holandeses. 

Publicidade

FICHA TÉCNICA

HOLANDA 2 X 1 MÉXICO

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE) 

Data: 29 de junho de 2014, domingo

Horário: 13 horas (de Brasília) 

Árbitro: Pedro Proença (Portugal) 

Assistentes: Bertino Miranda e José Trigo (ambos de Portugal)

Publicidade

Cartões amarelos: Aguilar, Rafa Márquez e Guardado (México)

Gols:

 MÉXICO: Giovani dos Santos, aos três minutos do segundo tempo

HOLANDA: Sneijder, aos 42, e Huntelaar (pênalti), aos 48 minutos do segundo tempo

HOLANDA: Cillessen; Vlaar, De Vrij e Blind; Verhaegh (Depay), De Jong (Indi), Wijnaldum, Sneijder e Kuyt; Robben e Van Persie (Huntellar)

Técnico: Louis Van Gal

MÉXICO: Ochoa; Rodríguez, Rafa Márquez e Moreno (Reyes); Aguilar, Salcido, Herrera, Guardado e Layún; Giovani dos Santos (Aquino) e Peralta (Chicharito Hernández)

Publicidade

Técnico: Miguel Herrera

Veja os gols de Holanda 2 x 1 México pela Copa 2014 em 3D
Video Player

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se