UFC Vegas 89: Rose Namajunas suporta pressão e vence Amanda Ribas

Neste sábado (23) mais um evento da principal organização do mundo se deu em Las Vegas, com o UFC tendo um importante desafio no peso-mosca

24 mar 2024 - 03h15
(atualizado às 03h15)
Rose Namajunas venceu Amanda Ribas
Rose Namajunas venceu Amanda Ribas
Foto: Divulgação/UFC / Esporte News Mundo

Neste sábado (23) mais um evento da principal organização do mundo se deu em Las Vegas, com o UFC tendo um importante desafio no peso-mosca entre a brasileira Amanda Ribas e a americana Rose Namajunas.

A americana suportou toda a postura e a pressão de Amandinha, que foi para cima e não deixou de incomodar a 'Thug Rose'. Mas a americana teve maior eficiência no controle da luta e voltou a vencer após duas derrotas.

Publicidade

A luta

O primeiro bom golpe da luta foi um esquerda de Namajunas, que fez Amanda começar a tentar os chutes na perna. Rapidamente, as duas lutadoras começaram a se soltar e 'Thug Rose' pegou bem com a direita, a qual Amandinha conseguiu prensar e tentar a queda em cima da ex-campeã peso-palha. O primeiro round foi frenético e viu a brasileira tentar a queda, mas ver a americana ficar por cima no chão e dominar os segundos finais.

Amanda e Rose seguiram o protocolo no segundo round. Ambas se engajavam forte em uma luta em pé mais estratégica, no qual a brasileira chegou a incomodar bem a americana com um chute rodada que pegou bem a rival. Em uma queda de Amandinha, a brasileira quase teve a chance de encaixar uma chave de joelho, esta que não ficou bem encaixada e fácil para a americana de origem lituana escapar.

E quase um chute alto pegou em cheio a Namajunas se esta não tivesse se esquivado deste no começo do terceiro round. A brasileira mantinha uma postura de não se deixar intimidar com uma ex-campeã do UFC, enfrentando de frente as iniciativas de 'Thug Rose' e, principalmente, conseguindo boas quedas em cima da americana, embora apenas no final desta parte, Amanda tenha conseguido ficar por cima para valer e fazer jogo de posição para pressionar a rival.

Publicidade

A brasileira começou a tomar conta da luta no quarto round, mantendo a ofensividade. Namajunas procurou pegar com alguns jabs e tentar quedar Amandinha, conseguindo com muito esforço e criando uma 'batalha' no chão, em que a americana levou bons golpes da brasileira e tentou achar espaço nos segundos finais para buscar um triângulo.

O quinto e decisivo round se deu com um início de trocação franca entre ambas, mas agora era a americana quem buscava reverter a ascensão de Amanda ao se impor mais com seus socos. Com seu córner pedindo para que fosse para finalizar, a brasileira ainda seguia indo para cima, mas sem a efetividade dos round anteriores. Isso fez com que a ex-campeã dos palhas conseguisse administrar melhor a pressão da rival e, assim, levar a vitória para casa.

Momento Mike Tyson no UFC

Ainda mesmo na época quase sem regras do vale-tudo, morder o adversário sempre foi e sempre será algo proibido no MMA. E Uma prova disto aconteceu em duelo que opôs dois brasileiros no UFC deste sábado, André Mascote e Igor Severino.

O duelo de pesos-mosca se mostrava bastante depois de um primeiro round que mostrava que a luta prometia. Severino quedou e tentou encaixar o braço no pescoço de Mascote, que respondeu com uma tentativa de guilhotina e uma cotovelada que balançou o compatriota.

Publicidade

As coisas se encaminhavam para um segundo round na mesma toada, com forte trocação franca de ambos. No entanto, quando Igor conseguiu a queda, em meio ao chamado 'berimbolo', Mascote reclamou de que o rival teria lhe dado uma mordida no braço. A luta foi prontamente interrompida e o 'VAR' foi acionado para rever o lance. Com a mordida digna do famoso lance envolvendo Mike Tyson e Evander Holyfield em 1997 detectada, o árbitro desqualificou Severino e deu a vitória a Mascote.

Ricardo Carcacinha quase nocauteia, mas é finalizado

Outro brasileiro que esteve presente no UFC Vegas 89 foi Ricardo Carcacinha. Em duelo de pesos-pena, o brasileiro encarou o americano Julian Erosa. E por pouco não protagoniza um momento espetacular ao ficar perto de nocautear o rival já nos primeiros segundos de combate.

Erosa sobreviveu aos ataques de Carcacinha e conseguiu se colocar em pé. E aproveitou a chance de uma outra queda do brasileiro para pegar bem a guilhotina, encaixar e finalizar o adversário, que perdeu a segunda consecutiva dentro do Ultimate.

Resultados UFC Vegas 89 - Ribas x Namajunas

Card principal

Publicidade

Rose Namajunas venceu Amanda Ribas por decisão unânime dos juízes

Karl Williams venceu Justin Tafa por decisão unânime dos juízes

Edmen Shahbazyan venceu AJ Dobson por nocaute (4:33 do R1)

Payton Talbott venceu Cameron Saaiman por nocaute técnico (0:21 do R2)

Youssef Zalal venceu Billy Quarantillo por finalização (1:50 do R2)

Fernando Padilla venceu Luis Pajuelo por finalização (2:45 do R1)

Card preliminar

Trey Ogden venceu Kurt Holobaugh por decisão unânime dos juízes

Publicidade

Julian Erosa venceu Ricardo Carcacinha por finalização (2:15 do R1)

Miles Johns venceu Cody Gibson por decisão unânime dos juízes

Jarno Errens venceu Steven Nguyen por decisão unânime dos juízes

Darya Zheleznyakova venceu Montserrat Rendón por decisão unânime dos juízes

André Mascote venceu Igor Severiano por desqualificação (mordida ilegal aos 2:52 do R2)

Mick Parkin venceu Mohammed Usman por decisão unânime dos juízes

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se