UFC faz acordo na Justiça e evita julgamento por acusação de monopólio

Uma das maiores polêmicas as quais o UFC tem se envolvido nos últimos anos deve ser encerrada nesta semana com acordo na Justiça

20 mar 2024 - 20h09
(atualizado às 20h09)
Dana White durante coletiva do UFC (Reprodução/Youtube Oficial UFC)
Dana White durante coletiva do UFC (Reprodução/Youtube Oficial UFC)
Foto: Esporte News Mundo

Uma das maiores polêmicas as quais o UFC tem se envolvido nos últimos anos deve ser encerrada nesta semana. A organização fez um acordo na Justiça para evitar o julgamento de um processo que poderia mudar a história desta e do MMA como um todo.

Segundo o MMAFighting, o Ultimate acertou para pagar cerca de US$ 335 milhões (pouco mais de R$ 1,6 bilhões) para encerrar processos acusando a entidade de violação das regras antitruste dos Estados Unidos que foram feitos nos últimos anos por ex-lutadores que acusavam a empresa de diversas atitudes consideradas 'monopolísticas.

Publicidade

A SEC (versão americana da CVM, Comissão de Valores Mobiliários) publicou um documento no qual o UFC se compromete a pagar tal valor para um grupo que teria cerca de 1.200 envolvidos nas ações, movidas pelos ex-lutadores Cung Le e Kajan Johnson. O acerto entre a organização e os querelantes foi acertado no último dia 13, a pouco mais de um mês da data (15 de abril) prevista para que o caso fosse ao tribunal.

Parte do valor a ser pago será deduzida em impostos. Termos do acerto judicial não foram revelados, como as partes as quais cada um dos que estão representados nas ações deverão receber. Mas o que se sabe é que este será feito em períodos ('janelas') especiais para o depósito dos créditos.

+ Para saber tudo sobre o UFC, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

O acerto deverá encerrar de alguma forma uma longa briga entre o UFC e parte de seus antigos empregados, que perdurava desde 2014, quando começaram as primeiras ações na Justiça contra a organização a acusando de diversas práticas consideradas lesivas ao mercado do MMA e aos lutadores em si, que questionavam, principalmente, a distribuição das receitas advindas do esporte, esta de porcentagem consideravelmente baixa em relação a outros esportes.

Publicidade

Tais processos tiveram momentos de paralisação e prosseguimento até recentemente, quando foi dada uma sequência definitiva para que o caso fosse julgado. Uma possível derrota do Ultimate nas ações poderia representar mudanças significativas no esporte das artes marciais mistas, tanto no aspecto organizacional como em relação à distribuição financeira deste.

No entanto, o acordo evitou com que o caso fosse aos tribunais. O impacto de tal acordo entre as partes ainda deve ser mensurado nos próximos meses.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações