O britânico Lando Norris é o campeão de Fórmula 1 de 2025. Este é o primeiro título do piloto da McLaren, que precisou apenas do terceiro lugar no Grande Prêmio de Abu Dhabi neste domingo (7) para quebrar um jejum de 17 anos da equipe. Já o holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, repetiu o resultado do treino de ontem e conquistou a liderança no pódio.
O campeonato termina com o piloto da McLaren com 423 pontos, contra 421 de Verstappen e 410 de Oscar Piastri, também da McLaren, que terminou o GP de hoje em segundo lugar. Fora do pódio, a Ferrari de Charles Leclerc chegou em quarto.
Chorando de alegria, Norris disse: "Não pensei que fosse chorar, mas estou. E tenho orgulho de fazer tantas pessoas chorarem: foi uma longa jornada e quero agradecer minha equipe e minha família, que me apoiaram desde o início. É uma alegria imensa".
A última vitória da McLaren no Mundial de F1 foi em 2008 com o heptacampeão Lewis Hamilton. Desde então, apenas pilotos da Brawn GP, da Mercedes, da RBR venceram na categoria.
A classificação geral do GP de Abu Dhabi, a última etapa do mundial de F1 deste ano, prossegue com George Russel, da Mercedes, em quinto, à frente de Fernando Alonso, da Aston Martim.
Hamilton, também da Ferrari, que ontem amargou um 16º lugar na posição geral, conseguiu uma oitava colocação neste domingo, atrás de Esteban Ocon, da Haas.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou em 11º, quatro casas à frente do italiano Kimi Antonelli, em 15º, que recebeu a visita do tenista e amigo pessoal Jannik Sinner.
"Bem-vindo de volta ao paddock", disse a F1 em seu perfil no Instagram, publicando um vídeo da chegada do atual tenista número 2 do mundo.