Ubatuba se prepara para o Sailing Festival 2024

Evento será disputado no próximo fim de semana no litoral norte paulista

25 mar 2024 - 20h09

Mais de 50 equipes de vela oceânica estão confirmadas, de 29 a 31 de março, do International Paint Ubatuba Sailing Festival, tradicional evento da modalidade, organizado pelo Ubatuba Iate Clube e apoiado pela ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

As classes ORC, VPRS, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos, RGS Cruiser e Multicasco participam da 15ª edição da regata. O UIC recebe os velejadores já na quinta-feira (28) para o coquetel e inscrições.

Publicidade

As disputas têm início às 12h da sexta-feira (29) com a Regata Percurso Marinha do Brasil Ilha da Vitória por Boreste e Ilha do Mar Virado por Boreste. No sábado (30) e domingo (31), a organização planeja mais provas entre boias no Saco da Ribeira. O Troféu Fita-Azul Marinha do Brasil será dado ao primeiro que chegar no clube na regata de percurso.

Ubatuba Sailing Festival
Ubatuba Sailing Festival
Foto: Foto: Divulgação

''É um evento que a cada ano ganha notoriedade e importancia no calendário da vela oceânica brasileira, e que reúne as principais classes. É uma disputa bem difícil também, pois tradicionalmente no fim de março e no começo de abril em Ubatuba o vento é mais fraco. As tripulações estão empolgadas depois do que vimos na primeira etapa da Copa Mitsubishi, no início do mês'', disse Bayard Neto, comodoro da ABVO.

Especialmente convidada está a classe de veleiros rádio controlados International One Metre Class - IOM que realizará as regatas nas imediações do píer do Ubatuba Iate Clube.

ABVO promove palestra sobre procedimentos de protesto em regatas

Publicidade

Um dos momentos mais críticos em uma regata é a ocorrência de um incidente que pode resultar em um protesto.

Reconhecendo a importância deste procedimento no esporte, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano - ABVO promoverá a palestra "Protesto, do incidente ao julgamento", a ser apresentada pelo experiente juiz de regatas, Cuca Sodré. O evento ocorrerá no próximo dia 30 de março, às 9h, nas instalações do Ubatuba Iate Clube.

Durante a palestra, Cuca Sodré abordará os procedimentos corretos a serem seguidos desde o momento do incidente na água até sua formalização em terra. O oficial discutirá também as circunstâncias em que um protesto é aceito, os casos em que pode ser considerado improcedente e destaca aspectos relevantes sobre as audiências de protesto.

Esta é uma oportunidade única para velejadores e entusiastas do esporte esclarecerem suas dúvidas sobre este importante aspecto das competições náuticas.

Maracanã na raia

O Ubatuba Sailing Festival receberá o Navio-Patrulha (NPa) "Maracanã''. Incorporado à frota naval em dezembro de 2022, a embarcação da Marinha do Brasil é uma das mais recentes pertencentes à Classe "Macaé", que já conta com outros dois em operação, o "Macaé" e o "Macau".

Publicidade

Dotado de tecnologia majoritariamente brasileira, o "Maracanã" desempenha suas funções subordinadas ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e Sudeste em Santos (SP).

O "Maracanã" será responsável pelo início das regatas de percurso "Marinha do Brasil Ilha de Vitória e Marinha do Brasil, Ilha do Mar Virado", que marcam o início das competições do International Ubatuba Sailing Festival, no dia 29 de março.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se