Marcado por tensão e 22 faltas, o primeiro tempo do Gre-Nal pela Copa do Brasil teve poucas chances de gol e forte polêmica de arbitragem. O capitão do Inter, Mercado, cobrou duramente a CBF e o VAR pela não expulsão do gremista Carlos Vinícius após lance faltoso contra Bruno Gomes, alertando que o erro pode custar a classificação. O clima tenso gerou confusão e gritaria no acesso aos vestiários durante o intervalo.
Mercado saiu para o intervalo do primeiro Gre-Nal das quartas de final da Copa do Brasil, o de número 453, com sangue nos olhos. Capitão colorado, o jogador cobrou da arbitragem à CBF pelo lance envolvendo Bruno Gomes e Carlos Vinícius, aos 45 minutos do segundo tempo — que poderia resultar na expulsão do atleta tricolor.
Aos 45 minutos, o atacante do Grêmio fez a falta em Bruno Gomes e, na sequência da queda, acabou atingindo o rosto do adversário com o pé. Os jogadores do Inter pediram o segundo amarelo para Carlos Vinícius, mas o árbitro optou pela advertência verbal e mandou o jogo seguir. Para Mercado, porém, uma decisão dessas pode comprometer a classificação de um dos clubes.
"Com todo o respeito, quero perguntar: onde está a CBF quando o Bruno Gomes toma uma cotovelada do Carlos Vinícius? Essa jogada pode definir um clássico. É muita irresponsabilidade. Onde está o VAR, a CBF? Onde estão as decisões do VAR, do quarto, do quinto árbitro, de um juiz de linha que está vendo de frente a jogada?", questionou o capitão do Inter.
E completou: "Não pode haver tantas irresponsabilidades. Cadê os caras? Aqui, então, eles têm que responder", afirmou.
🚨 Os jogadores do Internacional pediram o segundo cartão amarelo para Carlos Vinícius neste lance, mas o árbitro marcou apenas a falta.
O que acharam? 👀 pic.twitter.com/Ny3O5ZMbFq
— Gols do Brasileirão ⚽️🇧🇷 (@golsdobrasil1) August 27, 2026
Clima quente nos vestiários
A reportagem da Prime Video revelou que o clima quente do clássico prosseguiu na ida das equipes aos vestiários, com gritaria e xingamentos. Ainda segundo a transmissão, a imprensa não pôde ter acesso, mas deu para ouvir parte da confusão.
Primeiro tempo do Gre-Nal
A tensão tomou conta do clássico entre Inter e Grêmio desde os minutos iniciais no Beira-Rio. Talvez o que mais tenha chamado atenção, porém, foi o excesso de faltas na etapa inicial — com 22 no total — e não as jogadas ofensivas dos rivais. Além de truncado, o primeiro tempo também ficou marcado pela quantidade de erros de passe, o que diz muito sobre o momento das equipes.
O Grêmio teve a primeira oportunidade da partida, aos 11 minutos, com a finalização de Wallace. A bola, porém, passou por cima do gol e não ofereceu riscos a Matheus Cunha. Depois, só aos 50′. Weverton repôs a bola em contra-ataque rápido, e Pavon recebeu dentro da área, mas bateu para fora.
Já o Inter chegou no último lance da etapa, quando Carbonero cruzou da direita para cabeçada de Vitinho. O lance terminou nas mãos de Weverton antes de ser anulado pela arbitragem.