Sorteio da Copa do Mundo 2026: como funciona e tudo o que você precisa saber

Fifa sorteia grupos do Mundial do próximo ano nesta sexta-feira em Washington

5 dez 2025 - 05h41

A Copa do Mundo de 2026 conhece nesta sexta-feira os grupos da primeira fase. A Fifa realiza o sorteio em Washington D.C, com a presença do presidente americano Donald Trump, autoridades e personalidades notáveis do futebol.

Publicidade

A edição do próximo ano, com sede tripla entre Canadá, Estados Unidos e México, será a primeira com 48 seleções, 16 a mais que os 32 participantes adotados desde 1998.

Entretanto, nesta sexta-feira, 64 seleções ainda têm interesse no sorteio. Isso porque Nova Caledônia, Jamaica, República Democrática do Congo, Bolívia, Suriname e Iraque ainda jogam a repescagem intercontinental.

Na Europa, País de Gales, Bósnia e Herzegovina, Itália, Irlanda do Norte, Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia, Eslováquia, Kosovo, Turquia, Romênia, República Checa, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte disputam vagas restantes.

Sorteio de grupos da Copa do Mundo 2026

  • Data: 5 de dezembro.
  • Horário: 14h (de Brasília).

Onde assistir ao sorteio de grupos da Copa do Mundo 2026?

  • Globo (TV aberta)
  • SBT (TV aberta)
  • SporTV (TV fechada)
  • GeTV (YouTube)
  • CazéTV (YouTube)
  • Fifa+ (streaming)

Como as seleções foram divididas para o sorteio?

O ranking da Fifa foi o critério utilizado pela Fifa para acomodar as seleções nos devidos potes. Cada grupo terá somente uma equipe de cada confederação, com exceção da Uefa. Ainda assim, existirá um limite de duas seleções europeias por chave.

Publicidade

Serão distribuídos as equipes em 12 grupos. Já horários e locais dos jogos da fase de grupos serão definidos apenas no sábado.

Qual será o jogo de estreia da Copa do Mundo 2026?

A estreia será dia 11 de junho, com o México em campo no Estádio Azteca, na Cidade do México. O adversário será uma equipe oriunda do Pote 3. Portanto, as possibilidades são: Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul. O único integrante deste pote que está descartado é o Panamá, uma vez que o país compõe a mesma confederação dos mexicanos (Concacaf).

O Canadá joga dia 12, pelo Grupo B. No mesmo dia, os Estados Unidos entram em campo, pelo Grupo D.

A fase de grupos vai até 27 de junho, seguida pelo mata-mata. O aumento no número de seleções faz com que haja uma fase a mais, antecedendo as oitavas e sucedendo o primeiro estágio. Além dos dois melhores de cada chave avançarem, os oito melhores terceiros colocados também têm vagas garantidas.

Qual o possível caminho para o Brasil na Copa do Mundo?

A seleção brasileira está no Pote 1 e pode ser alocada nos Grupos C, E, F, G, H, I, J, K ou L. De acordo com apuração do colunista do Estadão, Marcel Rizzo, o comando da seleção gostaria de ver o País no Grupo G. Essa condição se deve ao fato de que tal chave permite ao Brasil ficar alocado na Costa Oeste, com jogos em Inglewood (Califórnia), Seattle (Washington) e Vancouver (Canadá). A CBF entende que é melhor ficar em uma região mais fresca no auge do verão do hemisfério norte, evitando também paralisações em jogos e treinos por causa de raios, cena que se repetiu algumas vezes no Mundial de Clubes.

Publicidade

De certa forma, também não seria ruim para o Brasil ficar em um grupo que tenha a possibilidade de jogar nos maiores estádios da Copa. Depois dos países-sede e da Inglaterra, o Brasil é o maior comprador de ingressos para o Mundial. O MetLife Stadium, palco da grande decisão em East Rutherford (Nova Jersey), é o local com maior capacidade de público nos EUA, 82.500 lugares. Por lá, jogam equipes dos Grupos C, E, I e L. O Grupo F também está alocado em grandes palcos: Kansas City, Dallas e Houston.

Se ficar de fato no Grupo G, o Brasil poderia seguir o seguinte caminho até a final se for o primeiro colocado: Seattle (Washington; segunda fase), Seattle (Washington; oitavas de final), Inglewood (Califórnia, quartas), Dallas (Texas, semi) e East Rutherford (Nova Jersey, final). Caso fique na segunda posição, o trajeto seria por Dallas (Texas, segunda fase), Atlanta (Geórgia, oitavas), Kansas City (Missouri, quartas), Atlanta (Geórgia, quartas) e East Rutherford (Nova Jersey, final). A decisão de terceiro lugar será disputada em Miami Gardens, na Flórida.

Caso o Brasil avance às quartas de final, terá de enfrentar obrigatoriamente uma das melhores quatro seleções do ranking da Fifa (se elas se classificarem também no primeiro lugar de suas chaves): Argentina, Espanha, Inglaterra ou França.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se