Palmeiras supera expulsão e estreia com empate na Argentina

8 mar 2017 - 23h41
(atualizado em 9/3/2017 às 00h42)
Foto: Reuters

O Palmeiras viveu um típico jogo de Copa Libertadores em sua estreia na edição 2017 do torneio. Buscando o bi da competição, o time paulista arrancou um empate por 1 a 1 contra o Atlético Tucumán, na noite desta quarta-feira, na Argentina, em partida em que teve um jogador a menos desde a metade do primeiro tempo.

Atuando no Estádio José Fierro, que tem as arquibancadas muito próximas ao gramado e estava absolutamente lotado por cerca de 35 mil pessoas, o Palmeiras começou bem a partida cadenciando o jogo e segurando o ímpeto dos mandantes. Estabelecido no confronto, teve a primeira grande chance com Miguel Borja, mas Lucchetti fez um milagre na defesa.

Publicidade
Foto: Reuters

Na metade do primeiro tempo, Vitor Hugo cometeu duas faltas para matar contra-ataque em menos de cinco minutos - a segunda duvidosa -, recebeu dois cartões amarelos e acabou expulso. O Palmeiras nem pôde se recuperar do baque e, aos 24 minutos, acabou sofrendo o gol de Zampedri, que fez seu quarto tento em cinco jogos na Libertadores.

Com um a menos, Eduardo Baptista saiu do 4-2-3-1 inicial e montou o Palmeiras no 4-4-1, com Thiago Santos e Felipe Melo pelo meio, Keno e Dudu avançando pelas laterais e Miguel Borja isolado na frente.

Foto: EFE

E foi justamente em uma jogada treinada exaustivamente pelo treinador que o Palmeiras empatou com Keno. Dudu cobrou falta frontal na área, Thiago Santos cabeceou para o meio e o camisa 27 estufou as redes.

No segundo tempo, o Palmeiras se defendeu muito bem com duas linhas de quatro e não passou sustos. O time brasileiro apostou no contra-ataque, mas não teve tantas chances. Na melhor oportunidade do jogo, Miguel Borja perdeu sua terceira chance ao chutar para fora, sozinho dentro da área, após ótima jogada de Dudu.

Publicidade
Foto: EFE

O JOGO

O Palmeiras começou o jogo trocando passes em seu campo de defesa, sem forçar a saída de bola e tentando cadenciar a partida para segurar o âmbito do Atlético Tucumán nos primeiros 15 minutos. Depois de se estabelecer no confronto, porém, o time alviverde começou a buscar o ataque.

Com 20 jogados, o Palmeiras só não abriu o placar graças a um milagre do goleiro Lucchetti. Keno avançou pela esquerda, passou por dois marcadores, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Borja. O colombiano bateu de primeira, mas o goleiro argentino mostrou muito reflexo para impedir o terceiro gol do centroavante pelo clube do Palestra Itália.

O jogo se desenhava bem para o Palmeiras, mas logo em seguida, uma sequência de quatro minutos mudou a partida negativamente para o time brasileiro. Primeiro, Vitor Hugo trombou com Zampedri em contra-ataque dos argentinos, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Imediatamente, Eduard Baptista colocou Antônio Carlos e sacou Michel Bastos do time.

Foto: Reuters

O Palmeiras nem pôde se recuperar do baque e, aos 24 minutos, acabou sofrendo o gol. Evangelista cruzou pela esquerda e encontrou Zampedri no primeiro pau. O artilheiro se antecipou a Edu Dracena e conseguiu finalizar, de costas para o gol. A bola encobriu Fernando Prass e morreu no segundo poste.

Publicidade

Atrás no placar e com um jogador a menos, o Palmeiras demorou a se encontrar na partida e só conseguiu uma nova oportunidade de marcar aos 32 minutos. Dudu dominou na entrada da área, girou sobre o zagueiro e deu linda enfiada para Borja. O colombiano entrou na área pela esquerda, ajeitou para o pé direito e chutou forte, mas Lucchetti saiu do gol e defendeu bem.

A oportunidade seguinte veio em cobrança de bola parada e, na jogada exaustivamente treinada um dia antes, o Palmeiras empatou o jogo. Dudu cobrou falta frontal para a direita da área, Thiago Santos cabeceou para o meio e Keno chegou bem para completar para o gol.

Foto: Reuters

Para a segunda etapa, o Palmeiras voltou modificado taticamente, mas sem substituições. Do 4-2-3-1 inicial, o time de Eduardo Baptista passou para o 4-4-1, com Thiago Santos e Felipe Melo pelo meio, Keno e Dudu avançando pelas laterais e Miguel Borja isolado na frente.

Sem sofrer sustos no segundo tempo, o Palmeiras apostava no contra-ataque para conseguir um segundo gol e só não virou o jogo pela falta de pontaria de Miguel Borja. Dudu avançou pela direita, brigou com os zagueiros, deixou três marcadores para trás e rolou para o colombiano. O camisa 12 entrou na área sozinho, pela direita e bateu cruzado, no contrapé de Lucchetti, mas acabou mandando para fora.

Publicidade

Com duas linhas de quatro bem postadas na defesa, o Palmeiras não tomava sufoco, mas não conseguia criar chances de gol. A melhor oportunidade veio aos 34 minutos, quando Jean cruzou na área, a bola passou pela área e chegou ao segundo pau. Dudu subiu de cabeça, mas não alcançou para desviar para as redes.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO TUCUMÁN-ARG 1 X 1 PALMEIRAS

Data: 8 de março de 2017, quarta-feira

Local: San Miguel de Tucumán-ARG

Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Mario Diaz de Vivar (Paraguai)

Publicidade

Assistentes: Eduardo Cardozo e Milcíades Saldivar (ambos do Paraguai)

Público:  pagantes

Renda: R$ 

Cartões amarelos: Bianchi (ATL); Thiago Santos e Fernando Prass (PAL)

Cartão vermelho: Vitor Hugo (segundo cartão amarelo)

Gols:

ATLÉTICO TUCUMÁN-ARG: Zampedri, aos 24 minutos do primeiro tempo

PALMEIRAS: Keno, aos 39 minutos da primeira etapa

Publicidade

ATLÉTICO TUCUMÁN: Luchetti; Di Placido, Bianchi, Canuto e Evangelista; Leyes, Acosta (José Méndez) e Aliendro; Menéndez, Leandro González (Javier Mendoza) e Zampedri

Técnico: Pablo Lavallén

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos e Felipe Melo; Michel Bastos Antônio Carlos), Dudu e Keno (Róger Guedes); Borja

Técnico: Eduardo Baptista

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações