O FC Kairat Almaty, do Cazaquistão, estreia na Liga dos Campeões como o time mais a leste da história do torneio, percorrendo 44,7 mil km em viagens, superando a distância de uma volta ao mundo.
O FC Kairat Almaty será uma das atrações desta edição da Liga dos Campeões da Europa. A equipe do Cazaquistão fará sua estreia na competição continental e promete boas histórias e longas viagens para seus jogadores e adversários.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com o mando de seus jogos no Estádio Central, o time está sediado em Almaty, maior cidade cazaque e a menos de 300 quilômetros da divisa com a China. A localização coloca o Kairat como time mais oriental da história da principal competição do futebol europeu.
Essa distância para os principais centros do futebol do Velho Continente fazem com que os atletas da equipe estreante tenham a ingrata missão de percorrer longos trechos de avião. Em seus quatro jogos fora de casa, o time deve percorrer uma distância total de 44,7 mil quilômetros, incluindo viagens de ida e volta.
Para se ter uma ideia, a distância necessária para dar uma volta ao mundo é de 40 mil km. O trajeto considera a circunferência do planeta pela Linha do Equador e é utilizado pelo Guinness World Records para recordes.
Na fase de liga da competição, essas viagens serão para enfrentar a Inter de Milão, em Milão (Itália), Arsenal, em Londres (Inglaterra), Sporting, em Lisboa (Portugal), e Copenhague, em cidade homônima, na Dinamarca.
Por outro lado, Real Madrid, da Espanha, Club Brugge, da Bélgica, Olympiacos, da Grécia, e Pafos, do Chipre, farão a viagem até Almaty, no Cazaquistão.
Veja a distância que o Kairat vai percorrer, somando as viagens de ida e volta, em seus jogos na Liga dos Campeões
- Inter de Milão (fora): 10.510 km
- Arsenal (fora): 11.136 km
- Sporting (fora): 13.816 km
- Copenhague (fora): 9.330 km
Para chegar a fase de grupos da Liga dos Campeões, o Kairat passou por Olimpija Ljubljana, da Eslovênia, Kuopion Palloseura, da Finlândia, Slovan Bratislava, da Eslováquia, e Celtic, da Escócia.