Na sua primeira temporada atuando no futebol chinês, o zagueiro Lucas Maia, ex-Paysandu, foi um dos destaques do Henan FC. A equipe encerrou a Superliga da China na 10ª colocação, com 37 pontos, e alcançou um feito histórico ao terminar como vice-campeã da Copa da China - a melhor campanha do clube na competição.
Lucas Maia avaliou o desempenho da equipe ao longo do ano e destacou a importância da campanha na Copa.
- Na minha avaliação, foi uma boa temporada. Enfrentamos dificuldades no início, mas, no decorrer do campeonato, conseguimos ganhar entrosamento e embalar uma boa sequência de jogos. Alcançamos um feito histórico para o clube, já que o Henan nunca havia chegado tão longe na Copa da China. Chegar à final foi muito importante para todos nós. Apesar do vice-campeonato, mostramos que o trabalho foi bem feito - afirmou.
Presente em 28 das 30 partidas disputadas pelo Henan na Superliga, Lucas Maia foi titular absoluto e se destacou também nos números individuais. Segundo dados do Sofascore, o defensor liderou o elenco em média de cortes, com 7,1 por jogo, e terminou na segunda colocação em interceptações, com 1,2 por partida.
Além do desempenho defensivo, o zagueiro também chamou atenção pela qualidade na saída de bola, sendo o líder do time em passes certos, com 86% de aproveitamento. No setor ofensivo, mesmo atuando como defensor, Lucas Maia foi o terceiro maior artilheiro do Henan na liga, com seis gols marcados. Somando duas assistências, o brasileiro fechou a competição com oito participações diretas em gols.
O zagueiro comentou sobre os números alcançados na temporada e destacou a rápida adaptação ao país.
- Acredito que fiz uma boa temporada. Claro que sempre buscamos evoluir e sabemos que há margem para melhorar. Trabalhei muito junto aos meus companheiros para alcançar esses números. A mudança foi grande, mas eu e minha família nos adaptamos rapidamente. Fomos muito bem recebidos, e isso fez toda a diferença para que a temporada fosse positiva - concluiu.