URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Novo presidente do Barça era braço direito de Rosell e foi pivô de polêmica

23 jan 2014 - 15h38
(atualizado às 19h05)
Barto e Sandro Rosel se abraçam; Barcelona de presidente novo
Barto e Sandro Rosel se abraçam; Barcelona de presidente novo
Foto: Reuters

Confirmado como substituto de Sandro Rosell, que anunciou nesta quinta-feira a renúncia da presidência do Barcelona, o vice-presidente esportivo Josep Maria Bartomeu tem sido o principal "escudeiro" e verdadeiro homem de confiança do ex-mandatário. Caberá a ele tirar o clube catalão da crise institucional provocada pela escândalo na contratação de Neymar.

Visto como uma pessoa discreta e agradável, "Barto", como é chamado, tem 50 anos, dois filhos, e enriqueceu na área da engenharia para portos e aeroportos. Ele é sócio e conselheiro da ADELTE Group, líder mundial neste ramo e no desenvolvimente de veículos para transportes de grandes cargas.

Publicidade
Veja renúncia de presidente do Barcelona após caso Neymar
Video Player

No esporte, já fez parte de outra diretoria do Barcelona, com Joan Laporta como presidente. Ele era o responsável pelo basquete do clube. Mas em 2005, por diferenças com a conduta da alta cúpula, saiu ao lado de Sandro Rosell.

Em 2010 voltou na chapa de Rosell como vice-presidente esportivo, tendo atuação direta ao lado do diretor e ex-goleiro Andoni Zubizarreta em contratações, vendas e renovações de contratos de jogadores.

Sua única polêmica enquanto vice do Barcelona foi em relação a Abidal. Durante a doença do francês, ele garantiu que renovaria o contrato do jogador assim que voltasse a jogar. Mas isso acabou não acontecendo e o lateral se transferiu para o Monaco.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se