Confira os possíveis destinos de Robinho, ainda com futuro incerto

17 ago 2010 - 16h44
(atualizado às 17h32)

O atacante Robinho ainda não definiu qual será o clube que irá defender na temporada 2010/2011. Apesar de ser titular da Seleção Brasileira e capitão no primeiro jogo de Mano Menezes, o jogador foi praticamente descartado pelas equipes de maior expressão na Europa, como Barcelona e Milan, e está sendo especulado apenas em equipes emergentes no cenário mundial.

Mano Menezes orienta Robinho em treino da Seleção Brasileira às vésperas do amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey
Mano Menezes orienta Robinho em treino da Seleção Brasileira às vésperas do amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey
Foto: AP

Aos 26 anos, Robinho tem contrato com o Manchester City, da Inglaterra, até 2013 e poderia ser liberado caso alguma equipe desembolse pelo menos 20 milhões de euros (cerca de R$ 45,7 milhões), menos da metade dos 42 milhões de euros (cerca de 95 milhões de reais) do que os ingleses pagaram para conseguir tirar o atacante do Real Madrid.

Publicidade

Confira os possíveis destinos de Robinho:

Manchester City (Inglaterra) - É o destino mais provável do atacante, apesar dele já ter manifestado o desejo de não seguir na equipe. O técnico italiano Roberto Mancini afirmou que gostaria de contar com "22 titulares" e com isto Robinho entraria no rodízio da equipe titular. Com a saída de Craig Bellamy, que barrou o brasileiro na última temporada, para o Cardiff City, é possível que o camisa 10 fique para disputar posição com Tevez, Jô, Balotelli, Adebayor, Santa Cruz e Caicedo.

Fenerbahçe (Turquia) - O time capitaneado pelo meia brasileiro Alex separou 19 milhões de libras (R$ 52 milhões) para tentar contratar Robinho, que receberia um aumento salarial como um estímulo para atuar em seu novo clube. Segundo o jornal inglês Sunday Times, as bases salariais já estariam acertadas, restando apenas o aval dos Manchester City para sacramentar o negócio.

Shakhtar Donetsk (Ucrânia) - O time comandado pelo empresário multimilionário Rinat Akhmetov não teria problemas em desembolsar o valor pedido pelo Manchester City pelo camisa 11 da Seleção Brasileira. Contudo, o time de William (ex-Corinthians), Alex Teixeira (ex-Vasco), Douglas Costa (ex-Grêmio), entre outros brasileiros acertou recentemente com Eduardo da Silva, que estava no Arsenal, e agora se foca em no polivalente Wesley, do Santos, deixando Robinho de lado.

Publicidade

Schalke 04 (Alemanha) - De olho em fazer uma boa campanha na Copa dos Campeões da Europa, os alemãs poderiam abrir os cofres para contar com o jogador da seleção brasileira. De acordo com o jornal francês L''Équipe, o time, que já trouxe Raul, do Real Madrid, teria separado 25 milhões de euros (aproximadamente 56,7 milhões de reais) para contratar Robinho, que conta com a aprovação do técnico Felix Magath.

Valencia (Espanha) - Robinho foi cotado no time espanhol pelo tablóide inglês Daily Mirror. O brasileiro seria contratado para suprir as saídas dos atacantes David Villa (para o Barcelona) e David Silva (para o Manchester City). Porém, os valencianos conseguiram segurar (até o momento) o jovem e veloz Juan Mata, além de contratar Roberto Soldado e Aritz Aduriz. Desta forma as negociações com o City esfriaram.

Barcelona (Espanha) - A contratação de Robinho dependeria da saída de Zlatan Ibrahimovic, o que não deve ocorrer. Além disso, o técnico Pep Guardiola afirma que prefere aproveitar melhor as categorias de base, onde se encontram talentos equivalentes (para o treinador). Para piorar, o tablóide inglês Daily Mail afirmou que o meia Xavi e o zagueiro Puyol, dos líderes do Barça, vetaram a contratação do jogador brasileiro.

Milan (Itália) - Segundo o jornal inglês The Independent, a equipe italiana cogitou a contratação de Robinho quando existia a possibilidade da saída de Ronaldinho Gaúcho (que negociou com o Flamengo, Botafogo, Palmeiras e o futebol dos Estados Unidos). Como a diretoria do clube rubro-negro garantiu a permanência do camisa 80 e não realizou grandes investimentos por falta de recursos, os rumores sobre a transação diminuíram.

Publicidade

Santos (Brasil) - É o clube pelo qual o jogador desejaria atuar, mas é o menos provável dos possíveis destinos. Como já foi emprestado no primeiro semestre de 2010, o Manchester City não gostaria de estender a cessão do atleta, entendendo que não estaria aproveitando o futebol do atacante, que custou caro para a equipe. Mesmo querendo voltar ao Brasil, Robinho descartou brigar com os Citizens para ser liberado outra vez para seu clube de coração.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações