Ao vencer o Real Madrid por 3 a 2, na final da Supercopa da Espanha, o Barcelona mudou o equilíbrio das forças dentro do futebol espanhol. O Blaugrana alcançou o feito de ter conquistado três títulos seguidos após uma década.
O feito foi alcançado com a chegada do técnico Hansi Flick, que chegou aos Culés no começo da última temporada. Desde a chegada do técnico alemão, o clube conquistou os quatro títulos nacionais que conquistou.
Por outro lado, o Real Madrid reviveu um fantasma histórico: não sofria três vices seguidos em finais desde 1983. Na ocasião, os Merengues perderam a final da Supercopa para a Real Sociedad, a Supercopa da Europa para o Aberdeen e a final da Copa do Rei para o Barcelona.
Diferentemente de 1983, todos os vices foram para o mesmo técnico: Hansi Flick. Desde que chegou ao clube catalão, o alemão conseguiu conquistar todos os títulos possíveis no âmbito nacional e chegou à semifinal da última Champions League.
Ainda por cima, o Real Madrid ainda viu Xabi Alonso pedir demissão do cargo nesta segunda-feira (12) e deixar o cargo após pouco mais de sete meses. Em seu lugar, Álvaro Arbeloa assumiu o cargo.
O Barcelona soube administrar o momento de instabilidade de Hansi Flick no começo da temporada e viu sua paciência colher resultados. O Blaugrana joga um futebol que tem encantado e tem trazido títulos para o Camp Nou.