O goleiro Mauricio Nievas, de 27 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória durante a pré-temporada do Deportivo Madryn, da Argentina. A ocorrência foi registrada no treino da manhã da última quarta-feira (7). O atleta foi reanimado pela equipe médica do clube e, em seguida, encaminhado ao Hospital Municipal de Puerto Madryn.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o médico do clube, Marcelo Ballari, explicou que o arqueiro recebeu atendimento imediato, com a realização de manobras de reanimação, uso de desfibrilador e administração de oxigênio. Após recuperar a consciência, Nievas foi levado ao hospital, onde permanece internado na UTI.
Além da disponibilidade de recursos e equipamentos adequados, Ballari destacou o preparo dos atletas do clube para lidar com situações de emergência. Segundo ele, um dos jogadores do elenco teve papel importante no atendimento inicial ao goleiro, por possuir conhecimento em técnicas de reanimação.
"Além do que costumamos fazer com a equipe médica, treinamos os atletas, principalmente o time profissional, para que sejam capazes de responder adequadamente a essas situações. Um de nossos jogadores, que está na instituição há quatro anos e recebeu treinamento, respondeu de forma excelente quando se tratou de ajudar e auxiliar, porque sabia qual era o seu papel em um caso dessa natureza", disse.
O goleiro passa por exames clínicos para a identificação da causa da parada cardiorrespiratória. A expectativa, segundo o médico do clube, é de evolução positiva do quadro nas próximas 72 horas.